Missão Técnica a Miami é destaque em reunião do CTQ

Missão Técnica a Miami é destaque em reunião do CTQ

Comitê também tratou de elevadores, ligações de energia, meio ambiente e normas técnicas, entre outros temas

Um relato sobre os resultados da Missão Técnica Empresarial a Miami foi feito na reunião do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP, conduzida por seu coordenador, Rodrigo von Uhlendorff, com a participação de Yorki Estefan,  presidente da entidade, em 15 de junho.

Yorki Estefan e Renato Genioli, vice-presidente Financeiro do SindusCon-SP, relataram a visita a Miami feita de 3 a 9 de junho, junto com associados de Secovi-SP, Fiabci Brasil e Adit. No roteiro: soluções construtivas diferenciadas; situação do mercado imobiliário; prazos de licenciamentos; visitas a obras e edifícios superaltos edificados com metragens de 14 vezes o tamanho do terreno, distrito comercial Design, estandes de vendas, apartamentos-modelo, sede do Bradesco Bank, escritório da Odebrecht e empreendimento para locação.

Genioli relatou que a cidade está passando por renovação, com demolição de prédios antigos, possibilitando edificações de grande porte em terrenos amplos. Gabaritos altos são negociados com a prefeitura, em troca de contrapartidas. Há necessidade de coordenar os cronogramas de execução das várias etapas das obras com as fiscalizações constantes da prefeitura. A mão de obra é cara e as locações de equipamentos, baratas. Lajes planas são largamente utilizadas.

Ações do Comitê

Yorki Estefan relatou reunião realizada com a Abesc (Associação Brasileira das Empresas de Concretagem), para tornar mais produtivo e menos oneroso o sistema de testagem do concreto recebido na obra. A Abesc apresentou o programa de certificação das concreteiras em andamento na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As entidades seguirão trabalhando na questão.

Ele também informou sobre a visita do secretário Municipal do Verde de São Paulo, Rodrigo Ravena, ao SindusCon-SP. Ravena relatou que a aprovação dos projetos pela Cetesb tornará o projeto automaticamente aprovado na secretaria. Disse que parte do licenciamento já está on-line, e que a análise feita pela secretaria também incluirá aprimoramento da avaliação do impacto sobre a fauna do terreno.

Fernando Teixeira, membro do CTQ, informou sobre reunião realizada com a presidência da Otis Elevadores, buscando reduzir os atrasos na entrega e na montagem dos equipamentos, o que tem levado a reiterados atrasos na entrega das obras aos clientes finais, bem como a prejuízos financeiros às construtoras. Novas providências serão tomadas pelo SindusCon-SP em busca de soluções junto aos fabricantes de elevadores.

William Galheta, membro do CTQ, relatou reunião realizada com o corpo técnico da Enel, com vistas à agilização das ligações de energia nas obras. Haverá redução do prazo de análise para as instalações subterrâneas e aumento dos prazos de validade dos projetos, entre outros avanços.

Flávio Cuperman, membro do CTQ, relatou que se iniciarão os trabalhos do Grupo de Trabalho sobre Cimbramento, sob sua coordenação, para a superação de problemas e a disseminação de boas práticas.

Meio Ambiente e Normas Técnicas

Vanessa Dias, supervisora do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP, relatou o início das atividade do Grupo de Trabalho de Indicadores de Resíduos, com a participação do professor Sergio Ângulo (USP), para uniformizar as metodologias de medição dos resíduos das obras. Mostrou a divulgação feita sobre reciclagem nas mídias sociais da entidade. Relatou que o GT Sustentabilidade em Construção ouviu as experiências da Tegra e do Itaú. Um compilado das ações do Comasp foi divulgado no Dia Mundial do Meio Ambiente, e o SindusCon-SP iniciou a coleta seletiva de resíduos em sua sede.

Os aperfeiçoamentos na CECarbon avançam e a Aliança GEE (Gases de Efeito Estufa), que reúne o SindusCon-SP, a Abrainc e o Secovi-SP, prosseguiu seus trabalhos rumo à elaboração de um inventário setorial. Iniciou-se uma articulação com o programa de descarbonização da Fiesp e do Senai-SP, relatou Vanessa.

Rodrigo von destacou a importância de se buscar um alinhamento com as entidades representativas das indústrias de aço e cimento, para a integração dos números relativos às emissões de carbono. Francisco Vasconcellos, vice-presidente do SindusCon-SP, pontuou as dificuldades que esses setores têm de redução das emissões, em função do grande consumo de energia despendido na fabricação de seus produtos.

Lilian Sarrouf, superintendente do Comitê Brasileiro da Construção (CB002) da ABNT, informou que as disposições da Norma de Garantias de Edificações já estão valendo para todos os novos empreendimentos. Ela e Carlos Barbara, membro do CTQ, relataram que em 26 de junho haverá reunião para a discussão de atualizações na Norma de Águas Pluviais, em função de questões como o aumento do volume de chuvas e o uso do sistema sifônico.

Sergio Domingues, membro do CTQ, informou que prosseguem as tratativas para fazer avançar a revisão da Norma de Saídas de Emergência.

Educação e inovação

Guilherme Rosa, head do iCON Hub – o programa de inovação aberta do SindusCon-SP –, relatou a realização do 3º Seminário iCON Hub de Inovação para entender o potencial da aplicação da inteligência artificial (IA) generativa ao setor da construção. Rodrigo von chamou a atenção para a importância de as empresas participarem das atividades do iCON. Vasconcellos destacou que o evento atingiu o objetivo de se compreender o potencial da IA.

Roberto Pastor apresentou um balanço dos cursos da Universidade Corporativa SindusCon-SP no primeiro semestre, com participação de 422 alunos e média geral de avaliação de 9,5. Convidou as empresas a participarem dos próximos cursos, sobre: CNO e Sero nas obras, logística de movimentação de materiais, Lean Construction, gerenciamento e reabilitação de áreas contaminadas, BIM 5 D, gestão de projetos e gerenciamento do tempo, contabilidade, tributação e contratos de construção, e vícios construtivos. Em 12 de julho, haverá palestra gratuita da Otis sobre preparação de obras para instalação de elevadores.

Marina Benvenutti, da Regional Campinas, informou que o programa SindusCon-SP na Prática será apresentado em evento com a Prefeitura, que também articulará um projeto de qualificação de mão de obra junto com o sindicato.

Próximos eventos

Lauro Ladeia, membro do CTQ, informou sobre a realização do 19º Seminário de Sistemas Prediais, a realizar-se em 22 de junho sob sua coordenação técnica, e reforçou a importância da participação das empresas. Em pauta, novas soluções em instalações prediais, gestão de projetos e Norma de Garantias de Edificações, entre outros temas.

Rodrigo von informou que o 9º Encontro de Construtores e Incorporadores ocorrerá em 6 de julho, na sede da entidade, tendo como pauta a busca da eficiência do setor, em área como contratos, engenharia de valor, projetos, industrialização, modularização e entrega ao cliente final. A realização é do SindusCon-SP e do Secovi-SP, e a mediação será de Milton Bigucci, que representa o Secovi-SP no CTQ.

David Fratel, do Grupo de Trabalho de RH, informou sobre a visita realizada ao grupo Itaú, para conhecer as ações desta área no banco. A próxima visita será ao Magazine Luiza, em 22 de junho. Haverá uma reunião para a apresentação das melhores práticas das construtoras. Em paralelo, seguem as conversações com o Sintracon-SP sobre questões como tarefa e certificação de empreiteiros. Em breve será lançado o Fórum Permanente de Negociação.

Rosilene Carvalho, gerente do Jurídico, informou que em agosto a biblioteca virtual do SindusCon-SP, em elaboração, não somente trará os resultados de ensaios tecnológicos, como pareceres jurídicos e outros dados de interesse do setor.