SindusCon-SP recebeu presidente da Abesc, Wagner Lopes

Por Daniela Barbará

SindusCon-SP recebeu presidente da Abesc, Wagner Lopes
Foto: Batlouni, Von, Sanchez, Estefan, Lopes, Genioli e Lima

Encontro visou unir as entidades em prol de melhores práticas para o setor

O presidente do SindusCon-SP, Yorki Estefan recebeu no dia 29 de maio o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Concretagem (Abesc), Wagner Lopes.

O encontro foi produtivo e teve como principal objetivo unir ainda mais as entidades em prol de melhores práticas para o setor da construção civil e toda a sua cadeia. A Abesc tem como associadas empresas prestadoras de serviços de concretagem e empresas fornecedoras de equipamentos, materiais e insumos utilizados no preparo, transporte e lançamento do concreto dosado em central.

Lopes afirmou que 70% da frota é de três eixos no Brasil e para fazer qualquer alteração custaria cerca de 10 bilhões de reais e seria necessária enfrentar um processo envolvendo a capacidade da indústria automobilística. “Contamos com 17 empresas associadas que representam 70% do volume nacional”, afirmou.

Em relação à questão da lavagem dos caminhões, as entidades unidas estão empenhadas em elaborar um material orientativo de boas práticas de higienização de maquinário em obras, levando em conta a sustentabilidade e a limpeza da cidade. Além disso, vão avaliar a possibilidade de integrarem, em forma de parceria, o programa de certificação completo já existente na Abesc e compartilharem e analisarem os relatórios de dosagem das construtoras e das concreteiras.

A Norma ABNT NBR ISO 9001 foi redigida para que as empresas de concretagem da ABESC implementem um programa de qualidade baseado em requisitos abrangentes e específicos do setor. A Certificação é uma forma de reconhecer as empresas que estão alinhadas com este objetivo e, além disso, demonstra que estas organizações têm um diferencial no mercado. A descrição do Processo de Certificação envolve: Avaliação Inicial, Documentação Requerida, Plano de Ensaios de Manutenção.  Sua validade é de 3 anos e sua renovação será automática desde que cumpridas pelo fabricante as condições estabelecidas.

Participaram do encontro pelo SindusCon-SP: os vice-presidentes Renato Genioli, Rodrigo von, Jorge Batlouni; o membro do Conselho Fiscal, Paulo Sanchez; a supervisora Comercial, Tatiane Santi e o gerente Administrativo e de Relações Institucionais, Filemon Lima.