Integrantes do GRTH visitam Banco Itaú em 26 de maio

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Integrantes do GRTH visitam Banco Itaú em 26 de maio

Evento faz parte de uma ação de benchmark 

O Grupo de Trabalho de Recursos Humanos (GTRH) do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) foi recebido, no dia 26 de maio, pelo Gripo Itaú, no seu Centro Empresarial, localizado no bairro do  Jabaquara.  Os integrantes do grupo foram recepcionados por Tatyana Montenegro, diretora de Recursos Humanos do banco e sua equipe: Dr. Diego Munhoz, Dra. Marina e Ingrid Correia. 

O evento faz parte de uma ação de benchmark lançada pelo GTRH, com o apoio do CTQ, com empresas que se destacaram na 26ª edição do ranking Great Place to Work (GPTW) BRASIL 2022 (Melhores Empresas para Trabalhar): VIVO, ITAÚ e MAGALU. 

O banco, atualmente, conta com 98 anos de história e mais de 97 mil colaboradores no Brasil e no mundo. Em sua apresentação, Tatyana destacou que a entidade mantém a cultura em evolução. “Seguimos aprendendo e construindo diariamente e, para, lançamos uma nova cultura baseada na horizontalidade, agilidade, colaboração, mindset digital, eficiência e centralidade no cliente. Tudo isso passou a fazer, cada vez mais, parte do nosso vocabulário e vivência no dia a dia”.  

Movido por resultados, ética inegociável, trabalho para o cliente e diversidade e inclusão são os pilares da cultura Itubers. “Ser Ituber é ser diverso como nossos clientes, estar aberto para diferentes pontos de vista, ser você mesmo e se expressar de forma transparente”.  

“Nossos valores são a nossa identidade. É o que nos diferencia das demais empresas e nos torna únicos, A cultura organizacional conduz a forma como nos relacionamos com clientes, colaboradores, acionistas, concorrentes, fornecedores, governos e a sociedade em geral. Ela estabelece o modo como atingiremos nossas ambições estratégicas”, afirmou. 

David Fratel, coordenador do GTRH / CTQ – SindusCon-SP, destacou a importância dessas ações de integração com grandes empresas para que a construção civil possa analisar as práticas bem sucedidas já existentes e agrega-las em suas áreas de Recursos Humanos.  

Pelo SindusCon-SP participaram Alex Galdino, supervisor de Responsabilidade Social da entidade, Vanessa Dias, supervisora de Meio Ambiente e Filemon Lima, gerente Administrativo e de Relações Institucionais. 

Visita Vivo

O Grupo reuniu-se, em 20 de abril, na sede da Vivo (Grupo Telefônica Brasil) em São Paulo, para conhecer a atuação e os programas da área de Recursos Humanos da empresa de Telecom. 

Durante a visita dos 20 integrantes do grupo, foi apresentada a Cultura Digital Colaborativa da VIVO que está na essência do seu propósito com a intersecção entre o olhar digital e espírito humano e o Employee Value Proposition (EVP), em português significa “proposta de valor para o colaborador”, que possui quatro pilares que são os seus temas-chave: Conexões Humanas, Benefícios, Empresa Líder em Transformação e Desafios e Desenvolvimento. 

De acordo com Fernando Pereira, People Management & Planning Director, a empresa apresenta um ambiente que está em constante mudança e que sempre impõe novos desafios colocando o desenvolvimento orgânico dos colaboradores, oferece uma combinação diferenciada do cuidado com o colaborador por meio de benefícios tangíveis e intangíveis e possibilita e potencializa conexões humanas. 

Seu programa de Diversidade atua em três dimensões. No ambiente da sociedade tem um posicionamento reconhecido com as melhores práticas de mercado, influenciando toda a cadeia de valor e propondo discussões e avanços genuínos no tema. Em relação aos clientes, a empresa garante uma experiência acessível em qualquer ponto de contato da marca e inova trazendo produtos e serviços que atendam necessidades de todos os públicos minorizados. Já com seus colaboradores, o programa controle uma cultura aberta e inclusiva, aumentando a representatividade de grupos minorizados, atraindo, desenvolvendo e retendo os talentos e fomentando a inovação em todos os níveis e áreas. 

“Mais de 3 mil pessoas estão envolvidas voluntariamente divulgando conteúdo e desenvolvendo os projetos, que fazem parte da governança que envolve a alta liderança e também os colaboradores”, afirmou Pereira. 

Já o seu programa Bem-Estar atua em três pontos: corpo (prevenção e protagonismo aliados a longevidade), mente (autoconhecimento para gestão das emoções e construindo um ambiente de Segurança psicológica) e ambiente (promovendo ambientes que tragam conexão, colaboração, criação e celebração). 

O programa está em linha com a estratégia ESG e visa ajudar a sociedade a alcançar um futuro mais sustentável, igualitário e justo, de acordo com a agenda da ONU 2030. 

David Fratel, coordenador do GRTH / CTQ – SindusCon-SP, destacou em sua participação que a visita trouxe grandes e boas ideias para serem implementadas nas empresas de construção civil e demais temas que devem ser debatidos entre os gestores de recursos humanos. Esclareceu ainda que ao final das três visitas que faremos na ação de ‘benchmarking’, os gestores de RH farão uma reunião de alinhamento, visando produzir um manual de boas práticas, voltado ao mercado da Construção Civil. 

Pela empresa participaram também: Niva Celma Rodrigues Ribeiro, Vice-Presidente de Pessoas; Ana Cecilia Do Valle Simões; diretora de Talentos e Luiz Claudio Rangel Xavier, diretor de Relações Trabalhistas. 

Pelo SindusCon-SP participaram Rosilene Carvalho, gerente do Jurídico da entidade, Alex Galdino, supervisor de Responsabilidade Social da entidade e Filemon Lima, gerente Administrativo e de Relações Institucionais. 

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo