Editorial do Presidente – União e resiliência serão a nossa marca em 2021

Por Redação SindusCon-SP

Editorial do Presidente – União e resiliência serão a nossa marca em 2021
Presidente do SindusCon-SP, Odair Senra

Marcado por uma pandemia que desencadeou enorme crise econômica e social, o ano de 2020 encerra-se com a superação de boa parte dos desafios que a indústria da construção enfrentou.

Assim que ficou evidenciada a gravidade da Covid-19, o SindusCon-SP criou um Fórum Permanente Covid-19 com o Seconci-SP (Serviço Social da Construção) e o Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de São Paulo).

Assinamos aditivos às convenções coletivas de trabalho, para preservar a atividade da construção, o emprego e a saúde dos trabalhadores. Criamos o “Coronavírus: Guia Orientativo para a Construção Civil”, atualizado semanalmente com orientações sanitárias, trabalhistas, tributárias e jurídicas.

Junto com o Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e a Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias), produzimos e divulgamos cartazes, folhetos e vídeos com as medidas de prevenção nas obras, nos trajetos e nas residências do trabalhadores. Elaboramos protocolos sanitários para a retomada das atividades imobiliárias.

Realizamos, com a liderança do Seconci-SP, uma pesquisa semanal que atestou a eficácia das medidas adotadas. E nas últimas semanas, com o recrudescimento da pandemia, lançamos uma nova campanha de reforço à prevenção.

Com tudo isso, garantimos a continuidade do trabalho seguro da construção, atividade considerada essencial pelo governo. Após os três meses iniciais de queda, o nível de emprego do setor voltou a crescer. Até outubro, a construção havia criado mais de 150 mil empregos no país – foi o setor que apresentou o maior saldo positivo entre demissões e contratações.

Mantivemos todas as atividades das áreas e comitês do SindusCon-SP em encontros virtuais, com forte adesão das empresas associadas. Empreendemos gestões e contatos frutíferos no encaminhamento de questões que afetam o setor junto a autoridades federais, estaduais e municipais. Contribuímos com a conquista do Aprova Digital para a Secretaria Municipal de Licenciamento de São Paulo. Realizamos com sucesso nossos tradicionais seminários de Estruturas, Sistemas Prediais, BIM e Meio Ambiente, as Reuniões de Conjuntura com a importante participação da Fundação Getulio Vargas, o Congresso Jurídico e nossos cursos.

Lançamos a CECarbon, ferramenta de medição de carbono e eficiência energética em projetos e execução de empreendimentos imobiliários. Participamos da elaboração e do lançamento da nova NR-18 – Saúde e Segurança do Trabalho na Construção. Demos sequência ao PSS – Programa de Segurança do SindusCon-SP. Garantimos a continuidade do Programa de Elevação da Escolaridade. E estamos em pleno processo de requalificação das Regionais, com vistas à sua autonomia e sustentabilidade.

Com uma nova Diretoria eleita, que assumirá sua gestão em 1º de janeiro, o SindusCon-SP está preparado para atuar em prol de suas associadas nos grandes temas que nos aguardam em 2021, a começar pelo impacto dos reajustes de preços dos materiais nos contratos vigentes e nos orçamentos futuros.

Também seguiremos acompanhando atentamente a conjuntura econômica e teremos forte presença em temas como a tramitação da reforma tributária, o andamento do Programa Casa Verde e Amarela, a nova Lei de Licitações, as parcerias público-privadas e as concessões, o Marco Legal do Saneamento, a continuidade do Aprova Digital e a vigência da nova NR-18 a partir de 1º de agosto. União e resiliência serão a nossa marca em 2021.

Toda esta atuação só foi e continuará sendo possível graças ao diligente e desprendido trabalho voluntário dos integrantes da Diretoria, Comitê Executivo, Conselhos Fiscal e Consultivo, Comitês de Habitação, Meio Ambiente e Tecnologia e Qualidade, Conselho Jurídico, Departamentos de Economia e Jurídico, bem como do nosso quadro de colaboradores.

A todos eles gostaria de deixar registrados minhas congratulações e meus agradecimentos. Também agradeço a todas as empresas e entidades parceiras, que muito nos auxiliaram a atravessar este difícil ano de 2020. E desejo a todos muita saúde e sucesso em 2021.

Contem sempre com a sólida e determinada atuação do SindusCon-SP para o fortalecimento de nossas empresas.

Forte Abraço!

Odair Senra