Comitês

Comitê de Meio Ambiente
do SindusCon-SP – Comasp

Consideramos a sustentabilidade uma questão estratégica para o setor da construção civil e sabemos que o assunto é primordial para a competitividade das empresas. Esse é o papel do Comasp, que trata de temas relevantes como: Gestão de resíduos, Áreas contaminadas, Conservação de água, Eficiência energética, Mudanças climáticas, Madeira legal, Construção sustentável, Avaliação ambiental de edifícios, Análise do Ciclo de Vida e Educação Ambiental entre outros.

O Comasp também tem papel fundamental como representante do setor na elaboração de políticas públicas, leis, regulamentos nas esferas federal, estadual e municipal. 


  • Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil

    Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil

  • Guia Interativo de Eficiência Energética em Edificações

    Guia Interativo de Eficiência Energética em Edificações

Comitê de Tecnologia e Qualidade do
SindusCon-SP – CTQ

O CTQ atua desde 1995 na análise de questões que afetam a construção civil e mantém sua agenda comprometida com a troca de experiências bem sucedidas em setores estratégicos como Estruturas e Sistemas Prediais. Em relação à normatização, o comitê segue participando da elaboração ou revisão das Normas Técnicas da ABNT, que afetam o setor. Constituído por construtoras engajadas em processos de melhoria da qualidade e desenvolvimento tecnológico, o comitê identifica necessidades e promove ações.

São quatro os Grupos de Trabalho do CTQ em atividade:

  • GT Seguros – com foco no desenvolvimento de um modelo de seguro pós-obra, nos moldes do existente na França;
  • GT Lençóis Freáticos – acompanha e propõe aperfeiçoamentos aos projetos de lei em tramitação sobre o tema;
  • GT Garantias – acompanha e propõe melhorias nos projetos de lei sobre o tema, buscando sua integração com as normas técnicas;
  • GT Plano de Controle Tecnológico – busca encontrar soluções de consenso para propor melhorias em legislações diversas.

Comitê de Habitação Popular – CHP

O CHP mantém uma agenda periódica com ênfase nos diálogos com setores de governo responsáveis por políticas habitacionais, instituições financeiras, concessionárias de serviços e órgãos de aprovação de projetos. O comitê atua em áreas como desburocratização e agilização de licenciamentos, padronização de exigências de especificações de Habitação de Interesse Social (HIS), tecnologia e qualidade em obras de moradias populares e fontes de financiamento para o setor em todo o estado de São Paulo.

Conselho Jurídico (Conjur)

Os membros do Conjur atuam fortemente nas questões jurídicas e legislativas que envolvem a indústria da construção civil. Criado em 2002, o comitê mantém seu compromisso de analisar, debater e propor caminhos para enfrentar os principais processos vividos no dia a dia dos empreendimentos. O Centro de Mediação do SindusCon-SP (CMS-SP) foi criado pelo Comitê de Gestão de Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos (CMESC) indicado pelo Conjur.

Capital-Trabalho e
Responsabilidade Social

A área de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social do SindusCon-SP realiza periodicamente uma série de ações ao longo do ano em prol da saúde, capacitação e bem-estar dos trabalhadores dos nossos associados, em conjunto com entidades parceiras como Seconci-SP, Sesi-SP e Senai-SP em todo o Estado de São Paulo.


  • ConstruSer

    ConstruSer

  • MegaSipat

    MegaSipat

  • Programa de Segurança do SindusCon-SP (PSS)

    Programa de Segurança do SindusCon-SP (PSS)

  • Programa de Elevação de Escolaridade

    Programa de Elevação de Escolaridade

Economia

A área de Economia do SindusCon-SP mantém um calendário periódico de reuniões de Conjuntura, com o intuito de ser provedor de análises sobre os principais indicadores econômicos do país.

Além disso, SindusCon-SP e o FGV/Ibre realizam continuamente análises de conjuntura econômica e do nível de atividade da construção civil para os associados da entidade e demais públicos, por meio dos informativos ConstruCarta Conjuntura e Construcarta Nível de Atividades. A área de Economia, em parceria com a FGV/Ibre, também calcula e publica mensalmente o cálculo do Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil paulista. A área tem a responsabilidade de fornecer os elementos técnicos que embasam a opinião econômica e o discurso do Sindicato.

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Skip to content