Programa SindusCon-SP de Segurança – PSS

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Programa SindusCon-SP de Segurança – PSS

O SindusCon-SP desenvolve uma multiplicidade de ações relacionadas à Segurança do Trabalho, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nos canteiros de obra, buscando a integração, conscientização e homogeneização de informações para o setor da construção civil.

O PSS é a parceria entre SindusCon-SP e Senai e conta com o apoio do Seconci-SP (Serviço Social da Construção). Ele atende as empresas associadas que possuem canteiros de obras no Estado de São Paulo, disponibilizando para esse trabalho 11 Técnicos de Segurança, sendo 2 em sua sede e 9 distribuídos nas Regionais da entidade. Em 2019, 131 empresas participaram do PSS. No período, foram visitados 1700 canteiros de obra e 62.609 trabalhadores foram atingidos em palestras e na divulgação dos eventos.

Desenvolver ações de orientação e acompanhamento sobre os procedimentos a serem adotados na implementação da  NR-18 junto às empresas associadas ao SindusCon-SP, orientação sobre a NR 35 e contribuir com as empresas, visando à melhoria, proteção e saúde do trabalhador, bem como com as condições do meio ambiente de trabalho, nos canteiros de obra são os principais objetivos da parceria. Soma-se à isso também apontar a importância da segurança e saúde do trabalho para o aumento da qualidade e produtividade, tendo como suporte legal as atividades previstas nas normas regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho vigentes no Brasil.

Dado a importância na pandemia e a necessidade da prevenção ao Coronavírus, os técnicos em Segurança no Trabalho do Programa SindusCon-SP de Segurança (PSS) desenvolveram ações auxiliares para as construtoras. O programa aplicou em todo o Estado de São Paulo – por meio de visitas presenciais com segurança e remotas – um check list que orientou as empresas e os trabalhadores em relação aos cuidados a serem tomados para evitar a contaminação pelo novo vírus e, também, como rotineiramente já ocorre, orientou quanto à segurança no trabalho.

O PSS trabalha incansavelmente para prevenção de acidentes de trabalho orientando diariamente nos canteiros de obras por meio de visitas técnicas seguras, palestras e treinamentos, e neste momento de pandemia o foco principal está na prevenção à saúde de todos os trabalhadores da construção civil e extensivamente às suas famílias.

Caso você tenha interesse em conhecer as ações periódicas do SindusCon-SP na área de responsabilidade social, por favor, entre em contato com Alex Galdino: [email protected]