Comitê do Meio Ambiente do SindusCon-SP

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Comitê do Meio Ambiente do SindusCon-SP

O SindusCon-SP considera a Sustentabilidade na Construção Civil como assunto estratégico para o setor, por se tratar de uma questão primordial para a competitividade das empresas. A visão empresarial da Sustentabilidade, muito menos romântica do que aquela de tempos atrás, reflete o amadurecimento da construção civil. Desde 1999, o Comitê do Meio Ambiente do SindusCon-SP (Comasp) desenvolve diversas ações voltadas à disseminação de informações e capacitação de suas empresas.

O SindusCon-SP tem liderado os temas ambientais junto aos agentes envolvidos na cadeia produtiva da construção civil, além de ser protagonista junto aos órgãos de governo na elaboração de políticas públicas.

Ao longo destes anos, o Comasp do SindusCon-SP tornou-se referência no setor, atuando nos principais temas ambientais, entre eles transição para economia de baixo carbono, eficiência energética, economia circular e pegada hídrica, sempre contribuindo para o desenvolvimento do setor.

OBJETIVO DO COMASP

Pesquisar, divulgar informações, capacitar empresas e profissionais, desenvolver metodologias, buscar soluções, produtos e tecnologias, para implantação de requisitos de sustentabilidade nos empreendimentos e na cadeia produtiva da construção.

ÁGUA
O Comasp tem atuado há décadas em várias frentes na questão da utilização eficiente da água. Não poderíamos deixar de ressaltar a importância do seu uso sustentável não só no setor da construção civil. O consumo consciente da água hoje é a garantia deste recurso natural para o futuro.

A Pegada Hídrica, chuvas extremas, análise do risco hídrico, conservação de água e uso de fontes alternativas são requisitos fundamentais a serem considerados nos dias de hoje. As mudanças passam por novas tecnologias, projetos bem concebidos, mudanças de processos e especialmente novos e melhores hábitos.

AÇÕES DO COMASP EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Com o objetivo de promover a eficiência energética no setor, o SindusCon-SP atua em prol de novas normas brasileiras, atualização e tradução de normas internacionais sobre o tema. Além disso, lideramos grupos de estudos –tais como, CE-002 135.007 – Eficiência Energética e Desempenho Térmico nas Edificações e CE 002 135 002 – Iluminação Natural de Edificações– para manter as discussões sobre o tema de forma perene e atual.

Também atua em comissões e divulga sempre os trabalhos para ampliar a participação dos diversos atores envolvidos porque sabe que isso é fundamental para o enriquecimento dos debates. Dessa forma, apoia e fornece conhecimento técnico aos agentes do mercado da construção civil no desenvolvimento de edificações mais eficientes. Para isso, busca simplificar e desmistificar as estratégias, sistemas e tecnologias voltados à eficiência energética.

O SindusCon-SP participa ativamente das ações junto ao Procel Edifica, de 2003 a 2019 foi membro do GT Edificações e continua participando das discussões como convidado. Como fruto dessa importante parceria assinou em 2020 um convênio com a Eletrobras, no âmbito do Procel, destinado a criar um grupo de estudos permanente para elaboração e atualização de normas técnicas relacionadas à eficiência energética em edificações e desde então vem desenvolvendo diversos trabalhos de normalização no setor.

• Membro do GT Edificações PROCEL

• Convênio Eletrobras/MME e SindusCon-SP

• CECarbon – Ferramenta de cálculo de consumo energético e emissões de carbono para edificações

• GT Fotovoltaico

AÇÕES DO COMASP EM RESÍDUOS

O SindusCon-SP tem um papel importante nas discussões e desenvolvimento das ações da gestão dos resíduos da construção civil. Desde a criação do Comasp, diversas conquistas foram alcançadas, como uma metodologia para a gestão nas obras, que tem sido replicada por todo o país e a participação como representantes do setor na elaboração de resoluções e as revisões de normas técnicas. Nós prestamos mais um serviço ao setor e à sociedade, sempre apresentando soluções viáveis sob os pontos de vista técnico, econômico e social que conformam a construção sustentável em prol da preservação do meio ambiente, do incremento da produtividade, da competitividade e do bem-estar social.

• Convênio SMA / CETESB / SindusCon-SP para desenvolvimento de ações relacionadas à RCC

• Membro do GT Solos da Câmara Ambiental da Indústria da Construção CETESB

• Coordena o GT Projeto Piloto Gestão de Resíduos de Pintura Imobiliária – construtoras, fabricantes, varejistas

• Representante do setor da construção no GT resíduos do CONAMA

• Apoio na implantação de sistemas de gestão de resíduos nos municípios

• Participante da ABNT/CEE-246 “Gestão de resíduos sólidos e logística reversa”

Ações Do Comasp Mudanças Climáticas

Quando pensamos em sustentabilidade e meio ambiente nos últimos anos é inevitável perceber o aumento de eventos climáticos extremos. Diante desses novos desafios, para o comitê cada vez mais se faz necessário que as cidades sejam sustentáveis e preparadas para eventos extremos.

Passam pela construção civil as soluções para edifícios, infraestrutura e cidades. A preocupação com os impactos sociais, ambientais e econômicos das mudanças climáticas tem levado os setores público e privado a discutir e a se engajar nas iniciativas relacionadas à transição para uma economia de baixo carbono, mitigação de emissões gases de efeito estufa e à adaptação aos novos riscos climáticos.

AÇÕES DO COMASP MADEIRA LEGAL

O uso sustentável da madeira é um processo onde todos devem participar de forma conjunta, seja na produção, comercialização, consumo consciente, segregação e destinação correta dos resíduos gerados.

O SindusCon-SP busca orientar as construtoras sobre a forma de cumprir a legislação ambiental com relação à compra e à utilização da madeira e de produtos madeireiros, bem como o gerenciamento adequado dos resíduos de madeira.

Por meio dos trabalhos desenvolvidos em conjunto com diversas entidades oferece ao setor da construção civil, às organizações da sociedade civil e do setor privado, e aos interessados e estudiosos do tema, novos subsídios para ajudar a entender a importância da utilização cada vez maior da madeira legal nas edificações do País. Outro objetivo é mostrar o caminho de como as empresas de construção civil podem garantir a aquisição de madeira de procedência legal e viabilizar a aquisição de madeira certificada.

Publicações

Acesse gratuitamente as publicações do Comasp:

Guia metodológico de cálculo de pegada hídrica para edificações

 Guia orientativo das normas de conservação de água, fontes alternativas não potáveis e aproveitamento de água de chuva em edificações

Guia Interativo de Eficiência Energética em Edificações

Esquadria com foco em eficiência energética – Guia orientativo para projetos de edificações eficientes

Como a esquadria pode contribuir para uma melhor eficiência energética da edificação? (vídeo)

Gestão Ambiental de Resíduos da Construção Civil – Avanços Institucionais e Melhorias Técnicas

Guia Metodológico para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Construção Civil – setor edificações

Madeira – Uso sustentável na construção civil

Aquisição Responsável de Madeira na Construção Civil – Guia Prático para as Construtora

Ecogildo – Edição 1

Ecogildo – Edição 2

Ecogildo – Edição 3

Preservação do Meio Ambiente na Construção (vídeo)

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo