Evento gratuito sobre a nova NR-18 será realizado no Sinduscon São Paulo

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Evento gratuito sobre a nova NR-18 será realizado no Sinduscon São Paulo

No dia 19 de março, às 14 horas, será realizado gratuitamente na sede do Sinduscon São Paulo o Workshop Técnico: A Nova NR-18: Principais Alterações e Sua Implantação nos Canteiros de Obras, com a participação do auditor fiscal da Secretaria Regional do Trabalho do Ministério da Economia, Antonio Pereira.

Realizado pelo Sinduscon São Paulo e pelo Seconci-SP (Serviço Social da Construção), o evento contará na abertura com a participação do presidente do Sinduscon São Paulo, Odair Senra, e do presidente do Seconci-SP e vice-presidente de Capital-Trabalho do Sinduscon São Paulo, Haruo Ishikawa, também membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ). Marco Antonio Melchior, superintendente Regional do Trabalho no Estado de São Paulo (SRTb/SP) do Ministério da Economia, e Renata Matsmoto, auditora Fiscal do Trabalho, Chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho – SEGUR da SRTb/SP também estarão na abertura do evento.

José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP, abordará o Panorama Geral da Revisão das Normas Regulamentadoras e Impactos no setor da Construção Civil.

A Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o Sindicato da Habitação – Secovi-SP, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai e a Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia apoiam o evento.

As inscrições devem ser feitas por aqui.

No dia 10 de fevereiro foi assinada a nova NR 18, que trata da segurança e saúde do trabalho na indústria da construção civil, e que entrará em vigor em 11 de fevereiro de 2021. A solenidade contou com a participação do secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, entre outros convidados e empresários, representantes de entidades e auditores fiscais do trabalho. O texto foi publicado na edição de 11 de fevereiro do Diário Oficial da União.

Apoio da Superintendência do Trabalho

Haruo Ishikawa esteve em 19 de fevereiro na SRTb/SP. Foi recebido por Melchior e Matsmoto, e do auditor fiscal Gianfranco Pampalon.

Acompanharam Ishikawa a gerente do Jurídico do SindusCon-SP, Rosilene Carvalho; a gerente de Relacionamento com o Mercado do Seconci-SP, Flavia Coelho; e a coordenadora de Projetos Institucionais do Seconci-SP, Roseane Petronilo.

Melchior e Matsmoto aceitaram convite para participar da mesa de abertura do workshop sobre a nova NR 18. O superintendente também confirmou presença no evento sobre o tema que se realizará em 25 de março em Ribeirão Preto. Em ambos os eventos, foi confirmada a participação do auditor fiscal Antonio Pereira.

A SRTb/SP também aceitou dar apoio institucional para o road show sobre a nova NR-18 pelo interior do Estado, que se iniciará com o evento em Ribeirão. E concordou em realizar campanha de divulgação desta e das demais Normas Regulamentadoras alteradas em 2019. A campanha terá o apoio institucional de SindusCon-SP e Seconci-SP.

Confira a programação preliminar:

13h00 – Credenciamento e coffee

14h15 – Abertura

Odair Senra, Presidente do SindusCon-SP

Haruo Ishikawa, Presidente do Seconci-SP, Vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP

Marco Antonio Melchior, Superintendente Regional do Trabalho no Estado de São Paulo –(SRTE) do Ministério da Economia

Renata Matsmoto, Auditora Fiscal do Trabalho, Chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho – SEGUR da Superintendência Regional do Trabalho – SRTb/SP do Ministério da Economia

14h30 – 16h00 – Palestra: A nova NR-18: Principais alterações e implantação nos canteiros de obras

Antonio Pereira, Auditor Fiscal do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho – SRTb/SP do Ministério da Economia

16h00 – 16h30 –   Palestra: Panorama Geral da Revisão das Normas Regulamentadoras e Impactos no setor da Construção Civil

José Bassili, Gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP

16h30 – 17h00 – Perguntas e respostas