Vendas da indústria de materiais têm ligeira melhora em junho

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Vendas da indústria de materiais têm ligeira melhora em junho

Pesquisa realizada pela Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) mostra que 44% de suas empresas associadas consideraram bom ou muito bom o desempenho de suas vendas em junho, enquanto 43% o qualificaram de regular.

A avaliação foi melhor do que em maio, quando 34% das empresas avaliaram o desempenho das vendas como bom ou muito bom. Para julho, 44% mantêm essa expectativa positiva.

Indagadas sobre as expectativas em relação ao efeito das ações governamentais de mitigação da crise para os próximos 12 meses, 26% das empresas se disseram otimistas em junho, contra 13% em maio.

Apesar dos impactos da crise, a pretensão de investimentos no médio prazo subiu de 43%, em maio, para 52% em junho.

O nível de utilização da capacidade instalada registrado foi de 64% em junho, contra 53% em maio.

Segundo Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o setor começa a enxergar a possibilidade de retomada nos próximos meses, em função das medidas governamentais, dos esforços visando à saúde da população e da perspectiva de queda futura do número de contaminados pela Covid-19.

“A reabertura do comércio e demais serviços, além da continuidade de obras, com os devidos cuidados, também podem contribuir para que a indústria de materiais de construção amplie seu nível de utilização de capacidade instalada. O caminho é longo, mas vislumbramos um relativo otimismo para os próximos meses”, afirma Navarro.