Tecnologia e Qualidade

SindusCon-SP realizará Semana da Construção de 9 a 13 de novembro

Eventos sobre Estruturas, Instalações Prediais e BIM serão virtuais e gratuitos

Por Daniela Barbará 30/10/2020 08:00:04

O SindusCon-SP, por meio de seu Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), realizará pela primeira vez a Semana da Construção de 9 a 13 de novembro. Os eventos do período, que serão virtuais e gratuitos no canal do YouTube do SindusCon-SP, reunirão os grandes seminários da entidade em uma semana com novidades dos setores de Estruturas, Instalações Prediais e BIM.

A abertura do evento será realizada pelo presidente do SindusCon-SP, Odair Senra e Jorge Batlouni, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP.

21º Seminário de Estruturas 2020

Tecnologia de estruturas: projeto e produção com foco na racionalização e qualidade será o tema dos debates do 21º Seminário de Estruturas 2020 nos dias 9 e 10 de novembro das 17h às 18h30.

No dia 9 novembro, será realizada a palestra “Edifício comercial urbano: Processo de industrialização por necessidade” pelo engenheiro Roberto Clara, diretor Técnico da Lucio Engenharia e membro do CTQ do SindusCon-SP. Na sequência, será a vez do painel “Os desafios da Construção do Edifício Faria Lima Plaza”, com o engenheiro Marcos Vicelli, diretor da Construtora Fonseca & Mercadante e o engenheiro Francisco Paulo Graziano, diretor da Pasqua & Graziano.

No dia seguinte, 10 de novembro, a engenheira Rosane Bevilaqua, coordenadora da área de Construção Metálica da Gerdau, e o engenheiro Guilherme Andreucci, desenvolvedor técnico de mercado da área de Marketing da Construção Civil da Gerdau, irão debater “Soluções Industrializadas para o segmento Imobiliário”. Às 17h45, o diretor de Construção da Conx Empreendimentos, o engenheiro Aloysio Cyrino, irá abordar o tema “O Desafio na Execução de Estruturas de Concreto”.

16º Seminário de Tecnologia de Sistemas Prediais

Senra, Renato Genioli Jr., coordenador do Grupo de Sistemas Prediais do CTQ e Paulo Sanchez, vice-presidente do SindusCon-SP e diretor da Sinco Engenharia, irão realizar a abertura do 16º Seminário de Tecnologia de Sistemas Prediais, que será nos dias 11 e 12 de novembro. Na sequência será a apresentação do tema “Industrialização de componentes dos sistemas prediais” por Francisco Pedro Oggi, engenheiro civil e diretor da empresa Empório do Pré-Moldado.

Já o painel “Benefícios do BIM para os Sistemas Prediais do Projeto à Operação da Edificação” será coordenado por Sanchez e contará com a apresentação “BIM na prática – a experiência aplicada em projetos elétricos”, realizada por Brazil Alvim Versoza, engenheiro eletricista e diretor executivo da Engebrazil Projetos Elétricos e de Telecomunicações; e por Arthur B. Stersa Versoza, diretor de Projetos e Tecnologia da Engebrazil Projetos Elétricos e de Telecomunicações.

Ainda no dia 11 serão apresentados casos práticos, como: “Benefícios do BIM em projeto de sistemas prediais para a execução da obra”, por Priscila de Castro Ribeiro, arquiteta, urbanista e gerente de Projetos e de BIM da Sinco Engenharia; e “BIM no projeto de sistemas prediais para atendimento a requisitos de operação da edificação” por Marcelo Pulcinelli, engenheiro civil e vice-presidente de Engenharia da Matec Engenharia e Construções.

No dia 12 de novembro, Renato Soffiati Mesquita de Oliveira, membro do CTQ e coordenador do Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais irá realizar a abertura do evento. A apresentação Solução digital integrando equipamentos e usuários em sistemas de transporte vertical: tecnologia Schindler Ahead para empreendimentos residenciais e comerciais será realizada por Fábio Dans, gerente de Gestão de Vendas e Serviços da Atlas Schindler.

O painel “Certificação Energética Como Estratégia de Valorização dos Empreendimentos Residenciais” será coordenado por Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, engenheiro civil, vice-presidente do Sinduscon-SP e diretor da Dox Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Imobiliário. A primeira palestra sobre “A etiquetagem energética e selo Procel como estratégia de valorização dos empreendimentos residenciais” será realizada por Estefânia Mello, arquiteta, urbanista e coordenadora pela Eletrobrás do Grupo Técnico para Eficientização de Energia em Edificações, do Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética presidido pelo Ministério das Minas e Energia no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

“Casos práticos de empreendimentos etiquetados, Selo Procel e os benefícios na visão das empresas incorporadoras/construtoras” é o tema da apresentação de Roberto Pastor Júnior, engenheiro civil e diretor Técnico da Trisul S.A; e, Fábio Villas Bôas, engenheiro civil, diretor vice-presidente Institucional da Tecnisa S.A e coordenador do CTQ. Roberto Lamberts, professor do Departamento de Engenharia Civil e do LabEEE – Laboratório de Eficiência Energética das Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina é o convidado debatedor do dia.

BIM

Das 10h às 11h30 do último dia da semana, 13 de novembro, o 11º Seminário Internacional BIM será sobre “BIM – 5D: definição, desafios e seus benefícios”.

Odair Garcia Senra, presidente do SindusCon-SP e Fernando Fernandes, membro do CTQ do SindusCon-SP e coordenador do Seminário Internacional BIM irão realizar a abertura do seminárioNa sequência, Rogerio Suzuki, da RS Consultoria, irá palestrar sobre Conceito BIM 5D. Estefânia Graciela Carre, da Construtora Tegra apresentará um case BIM 5D e Arq. Didier Arancibia Alvarez da Construtora Laguna demonstrará outro case.

Senra fará o encerramento do evento e da primeira Semana da Construção do SindusCon-SP

Patrocínio e apoios

Patrocinam o evento as seguintes empresas: Atlas Schindler, Gerdau e Saint-Gobain.

Apoiam o evento as seguintes entidades: ABCIC – Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto, Abece – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, Abesc – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem, Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, ABNT, Abrinstal – Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações, Apemec  -Associação de Pequenas e Medias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo , APEOP – Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística, ABNT CB-002 Comitê Brasileiro da Construção Civil, CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção,  Ibracon – Instituto Brasileiro de Concreto, Fiabci-Brasil, Secovi -SP -Sindicato da Habitação, Sindicel- Sind. Da Indústria de condutores elétricos, trefilação e laminação de metais não ferrosos do Estado de São Paulo, Sindistalação –  Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo.

Serviço

Confira a agenda abaixo:

9/11 – 17h as 18h30 – Tecnologia de Estruturas

10/11 – 17h as 18h30 – Tecnologia de Estruturas

11/11 – 16h as 18h30 – Sistemas Prediais

12/11 – 16h as 18h – Sistemas Prediais

13/11 – 10h as 11h30 – BIM

As inscrições já estão disponíveis aqui









Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00

sex 08h00 às 12h00

Rua Drº Bacelar, 1.043 | 5º andar

Vila Clementino,

São Paulo-SP,

04026-002

Tel (11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br



Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00

sex 08h00 às 12h00

Rua Drº Bacelar, 1.043 | 5º andar

Vila Clementino,

São Paulo-SP,

04026-002

Tel (11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br