SindusCon-SP participa de discussões para promoção do uso da madeira na construção civil

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

O Núcleo de Referência em Tecnologia da Madeira reuniu no dia 9 de outubro profissionais e representantes da cadeia das indústrias da madeira e da construção em um evento na sede da associação, em São Paulo (SP).
IMG_7576-6O SindusCon-SP esteve presente no evento por meio do vice-presidente Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, que participou do painel “A visão do segmento e sua inserção na cadeia construtiva da madeira” falando sobre demandas e o uso da madeira na construção.
“A construção cada vez mais busca a industrialização de seus processos e o setor madeireiro tem que atender a esta demanda. Precisamos de produtos que atendam às normas”, afirmou Vasconcellos.
Os participantes de diferentes regiões do país – São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Minas Gerais – levaram para o encontro suas contribuições para ajudar a desenvolver e ampliar o consumo de produtos de madeira na construção civil.
“Avançamos como grupo nas discussões. Temos muitos pontos comuns entre os variados elos desta cadeia. Ficou claro que serão necessárias ações para desenvolver um mercado, passando por estabelecer normas técnicas que garantam a confiança nos produtos. Não dá para ser amador”, avaliou o coordenador do Núcleo, o arquiteto Marcelo Aflalo.
PHOTO-2018-10-10-11-13-31Para ele, o propósito do Núcleo foi atingido: difundir conhecimento. “Independentemente das estratégias das empresas e das instituições o objetivo é o mesmo: acelerar o processo, ampliar o acesso a conteúdos técnicos sobre projetos, construção, floresta e componentes”, afirmou.
Durante o evento ficou definida a criação de cinco grupos de trabalho, que devem divulgar um calendário de atividades em breve: Florestas, Componentes, Educação, Projeto e Construção.
Entre os temas que surgiram nos grupos estão questões como a necessidade de discussão da legislação de incêndios, a produção de documentos e publicações técnicas que possam ser usadas como materiais de apoio na formação profissional e a legalidade da matéria-prima.
Na programação, além da apresentação das atividades do Núcleo, foi apresentado um painel sobre a visão de cada segmento e sua inserção na cadeia construtiva com a participação do coordenador do Programa Florestas do WWF-Brasil, Marco Lentini.