SindusCon-SP comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

SindusCon-SP comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Como construir melhor buscando harmonia com o meio ambiente e promoção da construção sustentável? Este é o objetivo do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP. Para o SindusCon-SP, a sustentabilidade é uma questão estratégica para o setor da construção civil e o assunto é primordial para a competitividade das empresas.

Diversos trabalhos tem sido realizados voltados a temas como eficiência energética, mudanças climáticas, conservação da água, gestão de resíduos, áreas contaminadas, madeira legal, educação ambiental entre outros. Acesse gratuitamente as publicações do Comasp:

Guia metodológico de cálculo de pegada hídrica para edificações

Guia orientativo das normas de conservação de água, fontes alternativas não potáveis e aproveitamento de água de chuva em edificações

Guia Interativo de Eficiência Energética em Edificações

Esquadria com foco em eficiência energética – Guia orientativo para projetos de edificações eficientes

Gestão Ambiental de Resíduos da Construção Civil – Avanços Institucionais e Melhorias Técnicas

Guia Metodológico para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Construção Civil – setor edificações

Madeira – Uso sustentável na construção civil

Aquisição Responsável de Madeira na Construção Civil – Guia Prático para as Construtora

Ecogildo – Edição 1

Ecogildo – Edição 2

Ecogildo – Edição 3

Preservação do Meio Ambiente na Construção (vídeo)

Outras datas

Reveja abaixo outras datas comemoradas pelo Comitê de Meio Ambiente e pelo Comitê de Tecnologia e Qualidade nesse primeiro semestre e acesse os conteúdos publicados

Reciclagem

O SinduCon-SP, por meio do Comasp e do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), comemorou o Dia Internacional da Reciclagem em 17 de maio. Para a ocasião, foi elaborado um informativo para os associados e demais públicos sobre a importância da data, as ações que estão sendo desenvolvidas, a atuação do Grupo de Trabalho de Tintas do SindusCon-SP, a reciclagem no Estado de São Paulo e no município.

Leia a íntegra aqui

Outras datas importantes

Comemorado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água foi celebrado pelo SindusCon-SP, por meio do Comasp e do CTQ. Veja aqui a campanha elaborada para a ocasião.

O Comasp divulgou também um informativo comemorativo referente ao Dia Mundial da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, 16 de março. O material traz depoimentos relevantes sobre o tema, como o do vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto: “Em anos recentes, aqui no Brasil, temos assistido uma série de eventos climáticos com uma intensidade e uma recorrência que não eram comuns há alguns anos. Tais fenômenos naturais: fortes ventos, chuvas intensas, inundações, deslizamentos de encostas e altas temperaturas, deixaram de ser exceções em cidades como São Paulo, e agora praticamente fazem parte do nosso dia a dia”, pontuou. Veja a íntegra do material aqui.

Eficiência Energética

No dia 5 de março, foi celebrado o Dia Mundial da Eficiência Energética. Além de depoimentos de representantes de entidades, o material especial elaborado pela Comasp, também apresentou as principais publicações sobre o tema: Guia Interativo de Eficiência Energética em Edificações (manual), Esquadria com foco em Eficiência Energética (manual), Como a esquadria pode contribuir para uma melhor eficiência energética da edificação? (vídeo).

Veja a íntegra do material aqui.