Mais ações do SindusCon-SP por produtividade e sustentabilidade

Por Rafael Marko

Mais ações do SindusCon-SP por produtividade e sustentabilidade

Relatos foram feitos na reunião do Comitê de Tecnologia e Qualidade da entidade

As ações adotadas nas últimas semanas pelo SindusCon-SP visando ao aumento da produtividade e da sustentabilidade foram relatadas na reunião do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do sindicato, conduzida por seu coordenador, Rodrigo von Uhlendorff, com a participação de Yorki Estefan, presidente da entidade, em 17 de agosto.

Estefan informou sobre a realização de convênio com a ACIGABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC) e a eleição de Claudio Gomes como diretor da Regional ABC do SindusCon-SP, que funcionará dentro do edifício daquela entidade. Milton Bigucci Junior, presidente da ACIGABC e representante do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) no CTQ, agradeceu pela realização do convênio.

O presidente do SindusCon-SP também relatou ter feito uma apresentação sobre indicadores econômicos da construção, para empresas de aditivos. E informou que o GT Tributário do sindicato está acompanhando a tramitação da reforma tributária no Senado.

Von divulgou os resultados de pesquisa sobre assentamento de cerâmicas. A maioria das construtoras utiliza a via úmida. Para a instalação pela via seca, está sendo aplicada a dupla colagem, que hoje não tem apresentado problemas de desplacamento.

Meio ambiente

Francisco Vasconcellos, vice-presidente do SindusCon-SP, convidou à participação do webinar sobre ESG e a importância da governança, a se realizar em 28 de agosto. Relatou a visita de aproximação feita ao diretor presidente da Cetesb, Thomaz de Toledo, e a reunião de apresentação dos projetos do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do sindicato àquela companhia.

A Aliança pela Redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) segue ativa no trabalho de medição das emissões de gás carbono na execução de edifícios. Os colaboradores do SindusCon-SP foram treinados para realizar a coleta seletiva de resíduos. A atualização da CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono para Edificações avança, auditada pela KPMG, acrescentou o vice-presidente.

Vasconcellos destacou a recomendação do governo, mediante portaria do Ministério das Cidades, de utilização da CECarbon no programa Minha Casa, Minha Vida. O SindusCon-SP divulgou a ferramenta em empresas e em diversos eventos de outras entidades, inclusive com interesse demonstrado para sua adoção pelo governo do Acre e por uma entidade de Missiones, Argentina. O Comasp está participando do GT Carbono – Ambiente Construído, da Ashrae Brasil Chapter, para propor metas de redução de GEE para o município de São Paulo.

Normas técnicas

Lilian Sarrouf, superintendente do Comitê Brasileiro da Construção (CB002) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), relatou diversas atividades, como o início dos trabalhos de duas comissões de estudos: coordenação modular, coordenada por Francisco Vasconcellos, e concreto de ultra alto desempenho. A Norma Técnica do Sistema Woodframe foi publicada e os fabricantes de madeira engenheirada também pretendem elaborar normas, informou.

Sergio Domingues, membro do CTQ, relatou o andamento dos trabalhos de elaboração da Norma de Saídas de Emergência.

Próximos eventos

Roberto Clara, membro do CTQ, convidou as empresas a participarem do Seminário de Tecnologia de Estruturas, a realizar-se em formato híbrido em 30 de agosto, quando serão apresentadas inovações que favorecem a produtividade.

Paulo Aridan, coordenador do GT de Produtividade, convidou as empresas a participarem do webinar Produtividade e Industrialização na Construção Civil, em 24 de agosto. E informou sobre a visita que será feita à empresa Ambartech, em 23 de agosto.

Haruo Ishikawa, vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, informou sobre a realização da MegaSipat (Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes), de 21 de agosto a 29 de setembro, em formato híbrido, com a parceria de Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Sesi-SP e Senai-SP.

Guilherme Rosa, head do iCON Hub, apresentou o Ecosystems Match, evento híbrido que se realizará em Fortaleza em 31 de agosto, em parceria com a Inovacon. O evento terá palestras sobre inovação na construção e fatores chave para o setor adotar a inovação em sua estratégia de negócios, além de premiação de uma startup.

Grupos de Trabalho

Fernando Teixeira, do GT de Elevadores, expôs as ações junto aos fabricantes para reduzir os atrasos nas montagens dos equipamentos. Orientações para a elaboração dos futuros contratos de fornecimento e um guia sobre elevadores serão elaborados.

David Fratel, coordenador do Grupo de Trabalho de RH do CTQ, relatou o início dos trabalhos da pesquisa encomendada à consultoria Falconi, para trazer informações sobre a gestão de recursos humanos na indústria da construção. Marcela Rittes, integrante do GT e coordenadora do projeto, solicitou o apoio de todos os membros do CTQ para responderem à pesquisa, a ser lançada em 21 de agosto, e que irá até 11 de setembro. Marina Fonseca, da Falconi, apresentou a metodologia e as etapas da pesquisa, a ser realizada junto aos executivos de RH das associadas ao SindusCon-SP.

Fratel relatou o andamento dos trabalhos do Fórum Permanente de Negociação com o Sintracon-SP (reúne os trabalhadores do setor da capital), discutindo questões como certificação de empreiteiras e remuneração de tarefas. O fórum será lançado oficialmente no Congresso Jurídico do SindusCon-SP, a realizar-se em 24 de outubro, com a participação do ex-presidente do TST, Ives Gandra Martins Filho.

Flavio Cupperman, coordenador do GT de Cimbramento, informou sobre o andamento dos trabalhos. Foram elaborados escopos como contratação, gestão de execução, controle de qualidade e análise das minutas dos contratos. A próxima etapa será de reuniões com os fornecedores.

Willian Gilheta, coordenador do GT Enel, informou sobre o andamento das ações envolvendo agilização dos prazos e aprovações de projetos. A concessionária solicita que se adiantem ao máximo as solicitações de ligações. Um projeto piloto será realizado com reuniões técnicas por link, para esclarecimento de dúvidas.

Alexandre de Oliveira, coordenador do GT Pós Obra, informou o resultado de pesquisa sobre o uso de softwares para manutenção predial, que mostrou as necessidades de aperfeiçoamento para o atendimento da Norma de Garantias.

Daniela Ferrari, vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP e coordenadora do GT de Concessionárias, relatou mudanças no atendimento da Sabesp, com mais atenção para os grandes consumidores. Seguem em pauta questões como liberação das cauções, substituição da caução por seguro garantia, o piloto do segundo cavalete e diretrizes com pedidos exagerados por parte da Sabesp.

Roberto Pastor, diretor da Área Educacional do SindusCon-SP, apresentou os cursos ministrados na Universidade Corporativa da entidade no primeiro semestre, para 463 pessoas de empresas da capital e do interior. E elencou os cursos a serem realizados no segundo semestre.