SindusCon-SP e CETESB reuniram-se em 3 de julho

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

SindusCon-SP e CETESB reuniram-se em 3 de julho

Em encontro institucional, foi apresentado ao Presidente da CETESB ações voltadas à sustentabilidade na construção civil

O Presidente do SindusCon-SP, Yorki Estefan reuniu-se com o diretor-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Thomaz Miazaki de Toledo, em 3 de julho.

No encontro, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon- SP, abordou o trabalho de 23 anos da entidade em favor da sustentabilidade na construção, por meio do Comitê de Meio Ambiente (Comasp). Representaram o SindusCon-SP também Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do Comasp e Filemon Lima, gerente Administrativo e de Relações Institucionais.

Thomaz Toledo destacou diversas ações e trabalhos que têm implementado em sua gestão frente à CETESB, com objetivo de dinamizar as operações da companhia. Ressaltou ainda a criação de áreas voltadas à sustentabilidade e gestão de dados.

Entre várias parcerias bem-sucedidas com a Cetesb, destacadas no encontro, o SindusCon-SP tem realizado ações conjuntas em temas relevantes como a recuperação de áreas contaminadas e a correta gestão dos resíduos da construção civil este particular, foi elaborado e doado ao Estado o Sigor – RCC – Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos, Módulo Construção Civil.

Como resultado do encontro, será agendada reunião para apresentação detalhada das ações do Comasp do SindusConSP para Liv Nakashima Costa, Diretora de Gestão Corporativa da CETESB, que esteve presente na reunião. O objetivo é o de identificar agendas comuns para desenvolvimento de novos trabalhos.

CECarbon

O vice-presidente do SindusCon-SP abordou a CECarbon – Calculadora de consumo energético e emissões de Carbono na construção civil, ferramenta online gratuita que realiza a mensuração do consumo energético e das emissões de gases do efeito estufa decorrentes do uso de materiais, de transportes e do consumo de energia para execução de uma edificação.

Câmara Ambiental da Indústria da Construção da Cetesb

Outro ponto também ressaltado no encontro foi a importância da Câmara Ambiental da Indústria da Construção do Estado de São Paulo da Cetesb, presidida por Fabio Villas Bôas, membro do CTQ do SindusCon-SP. Foi lembrado que desde a sua instalação em 1998, o SindusCon-SP tem presidido a Câmara e esta tem trabalhado ativamente.

Existentes desde 1995, as câmaras são fóruns colegiados compostas por representantes da Cetesb e por entidades vinculadas aos setores produtivos e de infraestrutura do Estado de São Paulo, como o SindusCon-SP.