SindusCon-SP antevê novo ciclo de crescimento imobiliário

SindusCon-SP antevê novo ciclo de crescimento imobiliário
presidente do SindusCon-SP, Odair Senra
Presidente do SindusCon-SP, Odair Senra

Favorecido pela queda da inflação e dos juros, o mercado imobiliário está entrando lentamente em um novo ciclo de crescimento, que deve se manter pelos próximos anos. Junto com as famílias, estão voltando a esse setor os investidores, diante da redução de ganhos nas aplicações mais conservadoras do mercado financeiro.

Esta situação e perspectivas foram transmitidas pelo presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, a um grupo de diretores e gerentes da empresa mexicana Quiero Casa, liderados pelo presidente da empresa, José Shabot Cherem.

Senra discorreu sobre sua vivência no mercado, a importância de se trabalhar localmente e os riscos que as empresas correm quando abrem o capital, não analisam em profundidade as opções de aquisição dos terrenos, o plano do negócio, as limitações da demanda qualificada e a expansão para outras regiões do país sem conhecimento do que encontrarão.

Cherem relatou os desafios enfrentados pela indústria imobiliária ante a perspectiva de estagnação do PIB devido à desconfiança dos investidores em relação ao governo de esquerda do presidente Andrés Lopes Obrador, do partido Movimento de Regeneração Nacional (Morena).

Também relatou que o BIM (Modelagem da Informação da Construção) ainda não se generalizou no México, sendo utilizado mais pelo segmento de alto padrão. Além disso, devido às instalações robustas para enfrentar os terremotos, há pouca probabilidade de ocorrência de interferências entre instalações de sistemas prediais nos projetos dos empreendimentos. A Quiero Casa, voltada a empreendimentos de médio padrão, não utiliza a modelagem.