Setor da construção busca agilizar processos na Secretaria do Verde

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Setor da construção busca agilizar processos na Secretaria do Verde

SindusCon-SP, Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) reuniram-se em 10 de maio com o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo de Castro. As entidades apresentaram uma série de sugestões para agilizar os trâmites do órgão e que foram bem acolhidas, de acordo com Yorki Estefan, vice-presidente de Relações Institucionais do SindusCon-SP, representante a entidade no encontro.

Relato a respeito foi feito por Estefan na reunião do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP, conduzida pelo seu coordenador, Fábio Villas Bôas, com a participação do presidente da entidade, Odair Senra, em 13 de maio.

Os integrantes do CTQ também conheceram os resultados de um trabalho conjunto do SindusCon-SP com a Abrinstal sobre o diagnóstico dos problemas que surgem após a conclusão das obras e suas causas.

O trabalho, que acompanhou patologias hidrossanitárias e elétricas, relatadas por 20 construtoras entre 2018 e 2019, foi apresentado por Alberto Fossa, daquela entidade, e comentado por Alexandre de Oliveira, coordenador do Grupo de Trabalho sobre Pós-Obra do CTQ.

Fachadas leves

Na reunião, representantes da Saint Gobain apresentaram os avanços tecnológicos das fachadas leves de cinco marcas da empresa, o sistema de light steel frame.

Eles destacaram o atendimento à Norma de Desempenho de Edificações, com vantagens como: redução de carga, custos e prazos; robustez; vedações com ganhos acústicos e térmicos, reduzindo gasto com ar condicionado e não bloqueando o sinal de wi-fi. Também mostraram vários exemplos de construções no país feitas com módulos pré-fabricados, inclusive um prédio inteiramente modular.

Participaram da apresentação, pela Saint Gobain, Alexandre Takara, coordenador Técnico Comercial da BU Fachadas; Paulo Perez, diretor de Marketing Institucional e Técnico; Paula Petroni, gerente Nacional de Especificação, e Nelson Zanocelo, diretor da Unidade de Negócios de Fachadas.

Ainda na reunião, Lilian Sarrouf, gestora do CB 002 da ABNT (Comitê da Construção da Associação Brasileira de Normas Técnicas), e Vanessa Dias, assessora do Comasp (Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP), relataram o andamento dos trabalhos em suas áreas.