São José dos Campos é a primeira cidade a receber a MegaSipat 2015

Regional São José dos Campos

Por Regional São José dos Campos

São José dos Campos é a primeira cidade a receber a MegaSipat 2015

Evento reuniu trabalhadores da construção civil para falar sobre prevenção de acidentes do trabalho

A 16ª edição da Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (MegaSipat) teve início nesta sexta-feira (16/10) em São José dos Campos. O evento promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) também percorrerá outras onze regionais levando a mensagem de saúde e segurança para os trabalhadores da área.
Na ocasião, o vice-presidente do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa, falou sobre a grande participação do setor desde as primeiras edições. “Esse é o início de mais um ano de MegaSipat. Até agora mais de 22 mil trabalhadores e 3,7 mil empresas participaram conosco nas últimas edições. Estamos com uma proposta mais dinâmica e gostei de ver o envolvimento de todos”, destacou.
Este ano, o sindicato adotou um novo formato para a MegaSipat e contou com a parceria do SESI-SP, Seconci-SP e Senai-SP para desenvolver atividades que envolveram os participantes em dinâmicas de grupo.
Os trabalhadores foram divididos em equipes identificadas por cores e receberam uma bússola e mapas para orientá-los na caminhada em busca das seis estações espalhadas pelo SESI CAT ‘Ozires Silva’. Em cada parada, o grupo recebeu uma tarefa relacionada aos temas trabalho em altura, soterramento, ética e meio ambiente, nutrição, saúde e liderança.
O funcionário da Urbanizadora Municipal (Urbam), Bruno Cesar Sampaio, foi escolhido para liderar a equipe amarela. Depois de vencer alguns desafios e aprender com alguns erros, o futuro técnico de segurança do trabalho avaliou positivamente o novo formato. “Participei o ano passado, mas este ano está bem mais interessante. Pudemos interagir mais com os funcionários de outras empresas e vivenciar na prática que um depende do outro para desenvolver o trabalho, assim como acontece em nosso dia a dia”, garantiu.
Mudança de comportamento
Segundo o diretor regional de São José dos Campos do SindusCon-SP, engenheiro Mário Cezar de Barros, nos dias de hoje não se pode admitir que o exercício do trabalho exponha o funcionário ao risco. “Antigamente tudo era feito de forma muito amadora, mas isso acabou. As empresas têm plena consciência de que o funcionário é a peça mais importante dentro de uma obra. Sem eles não atingimos metas e não chegamos a lugar algum”, ressaltou.
Além das empresas, a mudança também deve partir de cada trabalhador, ponderou o diretor do SESI de São José dos Campos, Carlos Frederico D’Ávila de Brito. “A prevenção é individual, se não houver mudança de comportamento das pessoas, nós não teremos cumprido o nosso objetivo. No decorrer das atividades eles foram desafiados e, diferente de apenas absorver o conhecimento oferecido por uma palestra, perceberam na prática que é possível mudar”, completou.
A MegaSipat também contou com a presença do presidente do Seconci-SP, Sérgio Porto e do diretor do Senai-SP de São José dos Campos, Carlos Ortunho Serra.
 

Os participantes realizaram exames de acuidade visual, glicemia e pressão arterial
Os participantes também puderam realizar exames de acuidade visual, glicemia e pressão arterial

O vice-presidente, Haruo Ishikawa, representou o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto
O vice-presidente, Haruo Ishikawa, representou o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto

O diretor regional de São José dos Campos do SindusCon-SP, Mário Cezar de Barros e o diretor do SESI CAT Ozires Silva durante a abertura
O diretor regional de São José dos Campos do SindusCon-SP, Mário Cezar de Barros e o diretor do SESI CAT Ozires Silva durante a abertura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Skip to content