Santo André oferece Elevação de Escolaridade

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Santo André oferece Elevação de Escolaridade

A Regional Santo André do SindusCon-SP continua com inscrições abertas para o Programa de Elevação de Escolaridade, realizado em parceria com o Sesi- SP. A iniciativa tem o objetivo elevar a escolaridade dos trabalhadores da construção civil, referente aos primeiros anos do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos). O público-alvo são os funcionários das construtoras associadas do SindusCon-SP.
Rosana Carnevalli, diretora da Regional Santo André do SindusCon-SP, assegura que a participação no programa possibilita aos trabalhadores, em uma segunda etapa, frequentarem cursos profissionalizantes e até se tornarem mestres de obras, “além dos ganhos com a autoestima, que são preciosos e incalculáveis”.
As aulas podem acontecer nos canteiros de obras, desde que as turmas sejam formadas por, no mínimo, 10 e, no máximo, 30 alunos. Caso haja um número menor de trabalhadores, os alunos podem ser incluídos no curso que acontece no auditório da própria Regional do SindusCon-SP em Santo André, às segundas, terças e quartas-feiras, das 18h30 às 20 horas. Na Regional, uma turma teve início em 16 de março de 2015, com colaboradores das empresas associadas PECN Projetos e Construções e VMP Engenharia e Construções. As aulas recomeçarão em 1º de agosto.
Abaixo, depoimentos de alunos que frequentam as aulas desde o início do Programa.
“Estudar mudou muita coisa na minha vida, principalmente em meu trabalho. Eu, como encarregado tinha muita dificuldade em compreender os projetos dos engenheiros ou em fazer uma lista de materiais para as obras. Hoje eu percebo como a leitura me fez falta.”
Sebastião Damião da Silva – 55 anos – profissão: Encarregado de Obras
“Quando iniciei no Programa não conhecia nem letras, nem  números… Hoje aprendo, além de ler e escrever, sobre vários assuntos, que eu nem sabia que existiam. Já tive dificuldade em acertar qual o banheiro feminino e o masculino, por não saber ler.”
Paulo Ferreira Gomes – 57 anos – profissão: armador
“Eu antes do Programa  tinha dificuldade para fazer muitas coisas, para ir ao mercado  tinha dificuldade em saber quais eram os produtos e os valores. Hoje consigo fazer minhas compras normalmente. Além disso, aprendi muitas coisas para minha vida, como a preencher uma ficha de emprego, conseguir ler uma notícia e conhecer com mais detalhes assuntos como  a copa do mundo.”
Milton Pereira dos Santos – 53 anos – profissão: carpinteiro
“Quando comecei a estudar não sabia nada, nem mesmos as letras do alfabeto. Tinha muita dificuldade no meu dia a dia, como por exemplo, para pegar um ônibus precisava de ajuda e por muitas vezes pegava o ônibus errado por não conseguir ler para onde ele estava indo.”
Vicente Vieira da Silva – 52 anos – profissão: mecânico
Continuidade
Ao término do Programa, os participantes recebem o Certificado de Participação ou Conclusão. Três alunos já conseguiram concluir o Programa em Santo André, tendo direito ao prosseguimento de estudos no Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º anos).
Os interessados em participar do Programa passam por uma sondagem diagnóstica, para identificação de conhecimentos prévios em Língua Portuguesa e Matemática. Com os resultados, a equipe pedagógica planeja as aulas de acordo com a necessidade específica dos alunos.
A metodologia é própria do Sesi-SP e durante todo o processo há acompanhamento pedagógico e administrativo realizado por técnico daquela entidade.
Maria Alcira da Cruz e Sá, supervisora técnico educacional do Sesi-SP, afirma que os resultados do projeto são muito positivos tanto para a empresa como para os funcionários. “O forte investimento feito na formação continuada da equipe que atua no projeto – professores e analistas técnicos educacionais –, é sem dúvida um dos diferenciais desse sucesso”, diz.
Rita de Cassia Mendes Costa Figueiredo, supervisora técnico educacional da mesma entidade, destaca que “o programa foi feito sob medida para o SindusCon-SP com a qualidade e o compromisso do Sesi-SP”.
Vania Lucia da Silva, analista técnico educacional do Sesi-SP, comenta que o projeto transforma a vida dos trabalhadores. “Vemos alunos que chegam desacreditados de seu potencial e, com a aprendizagem da leitura e da escrita, redescobrem um novo sentido para a vida!”