Preços nominais dos imóveis seguem em elevação

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Preços nominais dos imóveis seguem em elevação

Os preços nominais dos imóveis residenciais variaram 0,36% em junho, na comparação com maio. Foi o que apurou o IGMI-R (Indicador Geral de Preços Imobiliários) da Abecip (Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), em pesquisa feita em dez capitais do país.

Com isso, o aumento acumulado no primeiro semestre foi de 1,19%, acima da variação acumulada de 0,19% do mesmo período do ano passado.

Nos 12 meses até junho, o aumento foi de 1,65%, também acima dos 1,38% acumulados até maio.

Na capital paulista, o aumento em junho foi de 0,68%, levando o acumulado do semestre para 2,18% e o acumulado em 12 meses para 3%.

As demais capitais também apresentaram variações positivas no mês, sendo as maiores, depois de São Paulo, Recife (0,38%) e Goiânia (0,22%). No acumulado de 12 meses, à exceção da variação negativa no Rio de Janeiro (-0,81%), as demais cidades tiveram aumento. Além de São Paulo, os maiores se registraram em Curitiba (2,84%), Salvador (2,43%) e Fortaleza (1,91%).

Na avaliação da Abecip, a perspectiva de aprovação das reformas junto com medidas de estímulo de curto prazo pode acelerar o ritmo de recuperação dos valores dos imóveis, levando-os para aumentos reais, dependendo da materialização do impacto positivo das expectativas, tanto sobre as decisões de investimento quanto em uma melhora consistente nas condições do mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo