Mediação na prática foi tema de webinar do CMS

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Mediação na prática foi tema de webinar do CMS

O SindusCon-SP, por meio do seu Centro de Mediação (CMS-SP), realizou webinar: “Mediação na prática”, no dia 12 de abril. Rodrigo Chade, diretor do CMS-SP, iniciou a sua participação explicando a trajetória do Centro, do importante papel da mediação na construção civil e apresentou também a playlist do CMS dentro do Youtube do Sinduscon-SP.

Chade ressaltou que o mediador é imparcial. “O profissional não decide nada, mas auxilia as partes a decidir o que é melhor para cada uma e como aplicar a decisão. A mediação é um procedimento mais informal e mais flexível para a resolução de conflitos”.

Para Adriana Adler, especialista em governança relacional, mediadora, coach e sócia da Ekilibra Governança Integrada, a mediação está diretamente ligada ao diálogo e a criação de pontes. “Cabe ao mediador ajudar a analisar uma situação com clareza e com equilíbrio”.

Segundo Adriana, o mediador olha de forma equilibrada todos os aspectos envolvidos na busca do real significado do conflito. “É a construção de um novo caminho com uma agilidade maior na comparação dos processos que vão para litígio. O processo abre espaço para falar de forma respeitosa e percebe-se que os valores são os mesmos e isso ajuda no processo de escuta do outro”.

Para Claudia Grosman, mediadora e consultora em gestão de conflitos empresariais, a qualquer momento pode-se começar o processo da mediação. “Uma parte entende que precisa de ajuda para falar com outra e faz um convite”. Em muitos casos, existe uma cláusula contratual que já indica o processo de mediação. Sobre isso, Chade destacou a recomendação do CMS-SP em colocar a cláusula abaixo nos contratos:

“O CMS-SP indica e incentiva a Mediação e sugere que seja utilizada a Cláusula Padrão de Mediação abaixo, para seus contratos comerciais: As partes concordam e estabelecem que qualquer disputa decorrente de interpretação ou execução das cláusulas contratuais do presente contrato será submetida à Mediação, administrada pelo Centro de Mediação do SindusCon-SP (CMS-SP) nos termos do seu Regimento, Regulamento e Código de Ética, antes do início de qualquer procedimento judicial ou arbitral”.

Tanto em momentos preventivos como reativos, as ferramentas da mediação podem ser utilizadas em prol da maior eficiência para chegar ao denominador comum. “O mediador é um terceiro ator apto a usar as ferramentas da mediação como comunicação não-violenta, brainstorms, reuniões individuais, e etc”, destacou Claudia, ressaltando que a adesão ao processo é totalmente voluntária e de comum acordo.

Chade finalizou convidando a todos que experimentem a Mediação e vejam como na prática ela pode ajudar na resolução de conflitos, disputas e litígios.

Conheça mais do Centro de Mediação do SindusCon-SP aqui. Para entrar em contato, escreva para [email protected]

Apoiaram o evento: APEMEC -Associação de Pequenas e Medias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo, AsBEA– Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, IBDiC – Instituto Brasileiro do Direito da Construção, IE – Instituto de Engenharia, SECONCI-SP- Serviço Social da Construção e SECOVI-SP- Sindicato da Habitação
Parceiro institucional: Estadão

A íntegra está disponível aqui

Empresas familiares
O CMS realizará o “Webinar: A Mediação em Empresas Familiares”, no dia 11 de maio, às 17horas, on-line via Youtube. Os debatedores serão Amedeo Papa, membro do conselho de mediadores do CAM-CCBC, da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Fiesp e da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/SP, e Alessandra Bonilha, diretora do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima). A moderação será realizada por Rodrigo Chade.

As inscrições gratuitas já estão disponíveis aqui.

Apoiam o evento: APEMEC – Associação de Pequenas e Medias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo, AsBEA– Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, IBDiC – Instituto Brasileiro do Direito da Construção, SECONCI-SP- Serviço Social da Construção e SECOVI-SP- Sindicato da Habitação
Parceiro institucional: Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo