Tecnologia de Sistemas Prediais

Inscrições para Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais se encerram nesta quarta

Evento trará uma série de temas atuais atendendo às necessidades de empresas incorporadoras e construtoras

Por Enzo Bertolini 14/08/2018 17:46:30

As inscrições para o 14º Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais: Qualidade e Inovação serão encerradas nesta quarta-feira (15), às 12h. Organizado pelo SindusCon-SP, por meio dos comitês de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e de Meio Ambiente (Comasp), o evento será realizado dia 16 de agosto, das 10h às 17h, na sede do sindicato (r. Rua Dona Veridiana, 55, São Paulo).

O evento trará uma série de temas atuais atendendo às necessidades de empresas incorporadoras e construtoras, tais como:

• reuso e reaproveitamento de água em edificações residenciais e comerciais;
  • alterações da legislação municipal e estadual que afetam os projetos de sistemas prediais;
  • sistemas hidráulicos e elétricos pré-montados;
  • ensaios e testes necessários para a verificação da conformidade de sistemas prediais antes da entrega do empreendimento.

O seminário destina-se a diretores, gerentes e profissionais de engenharia e arquitetura de empresas incorporadoras, construtoras, de projeto de sistemas prediais hidráulicos e elétricos e fabricação de materiais, de componentes e sistemas construtivos, professores, pesquisadores e estudantes de escolas de engenharia, arquitetura e tecnologia de edificações.

As inscrições podem ser feitas para participação presencial ou online.

O 14º Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais: Qualidade e Inovação conta com a parceria do Seconci-SP, patrocínio ouro da Atlas, Comgás, Caixa Econômica Federal, Deca, LG e Votorantim Cimentos, e patrocínio prata da Incepa.

Confira a programação:

9h30 – Credenciamento

10h – Abertura
Jorge Batlouni Neto – vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP
Renato Soffiatti Mesquita de Oliveira – coordenador da Comissão de Trabalho de Sistemas Prediais do CTQ

10h15 – Influência da indústria 4.0 na construção civil
Gabriel Boranga Iera –
engenheiro mecânico e tecnólogo em Automação Industrial. Consultor em Internet Industrial das Coisas (IIoT) e Indústria 4.0 na área de Arquitetura e Soluções Global de Tecnologia na Votorantim Cimentos.

10h45 – Internet das coisas e inteligência artificial nos sistemas de transporte vertical de edifícios
Fábio Rodriguez Dans –
graduado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior, supervisor do Núcleo Schindler Ahead.

11h15 – Mitos e verdades sobre o aproveitamento de águas pluviais e reuso de água em edificações residenciais e comerciais
Plinio Tomaz –
diretor adjunto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da prefeitura de Guarulhos.

11h45 – Conservação de água em edifícios – tecnologias e estudos de caso
Osvaldo Barbosa de Oliveira Junior – engenheiro civil, mestre em Engenharia, coordenador de Engenharia de Aplicação na Duratex S.A. – divisão Deca.

12h15 – Debates
Coordenação: Renato Genioli Jr. – coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP e diretor da Construtora R. Yazbek.

12h40 – Intervalo para almoço

14h15 – Impactos de alterações recentes na legislação municipal e estadual para os sistemas prediais
Paulo Luciano Rewald –
engenheiro civil e eletricista, diretor de Normalização do Secovi-SP, e diretor da Rewald Engenharia.

14h45 – Boas práticas na infraestrutura de sistemas de ar condicionado
Celso Doná –
engenheiro mecânico, gerente de Engenharia de Aplicação da LG Electronics.

15h15 – Aumentando a produtividade nas instalações de gás natural: Unidade de Medição Integrada
Daniel Stella Malvezzi Barreto –
engenheiro mecânico, engenheiro sênior da Comgás.
Carolyne Scaldelai Balbino Freire – engenheira civil, gerente comercial na área de Novas Construções da Comgás.

15h45 – Debates
Coordenação: Renato Soffiati Mesquita de Oliveira – coordenador da Comissão de Trabalho de Sistemas Prediais do CTQ e diretor da Fortenge Construções e Empreendimentos.

16h – Intervalo

16h20 – O uso de kits elétricos e hidráulicos e seus benefícios na produtividade e desempenho dos sistemas
Erick Viegas –
engenheiro civil, diretor comercial da Sanhidrel/Engekit

16h50 – Verificação, acompanhamento, ensaios e testes necessários para assegurar a conformidade dos sistemas prediais
Claudio dos Reis Corrêa –
engenheiro elétrico, diretor de consultoria da Ditec Engenharia e Consultoria.

17h30 – Debates
Coordenação:
 Renato Genioli Jr. – coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP e diretor da Construtora R. Yazbek.

17h40 – Encerramento