GTRH do CTQ reuniu-se virtualmente dia 12 de abril

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

GTRH do CTQ reuniu-se virtualmente dia 12 de abril

Abertura foi realizada pelo coordenador do grupo David Fratel e a gerente do Jurídico do SindusCon-SP, Rosilene Carvalho

O Grupo de Trabalho de Recursos Humanos (GTRH) do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) reuniu-se virtualmente no dia 12 de abril. A abertura do evento, que contou com 22 participantes, foi realizada pelo coordenador do grupo David Fratel e a gerente do Jurídico do SindusCon-SP, Rosilene Carvalho.

Convenções coletivas

Rosilene informou que foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária da entidade em 10 de abril, para tratar das negociações relativas às convenções coletivas de trabalho da indústria da construção no Estado de São Paulo, com data base em 1º de maio.

A Assembleia foi aberta a representantes de todas as empresas, associadas ou não ao SindusCon-SP, uma vez que as decisões nesta matéria dizem respeito a toda a categoria da construção civil no Estado.

A Assembleia declarou-se em caráter permanente e autorizou a Comissão de Negociação a iniciar as negociações com os representantes do Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção de São Paulo) e da Feticom (Federação dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário no Estado de São Paulo).

Certificação de Empreiteiros

Será realizada no SindusCon-SP, em 26 de abril, das 8h30 às 11horas a reunião inédita sobre nova norma da ABNT sobre Certificação de Empreiteiros. As inscrições gratuitas estão disponíveis aqui.

Manual de Boas Práticas

Em relação ao Manual de Boas Práticas, Fratel informou que será realizada a segunda parte, capitaneada pela Janaina Fontes, representante da Canopus, que apresentará na próxima reunião o cronograma de atividades de elaboração, o programa, e quais os pilares que foram selecionados. A edição também contará com a consultoria de Maurício Farias, da Convergent.

Práticas de Gestão de Pessoas na Construção Civil

Fratel informou que já deram início às tratativas da segunda versão da pesquisa Práticas de Gestão de Pessoas na Construção Civil, realizada em parceria com a Falconi. Serão aperfeiçoados alguns itens e ampliados alguns questionamentos para a coleta de dados.

Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

A 24ª edição da MegaSipat (Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) será realizada de 17 de junho a 2 de agosto de 2024, de forma híbrida em São Paulo (Capital) e em 8 regionais distribuídas pelo Estado de São Paulo e na delegacia de Mogi das Cruzes, pelos técnicos do PSS. Os atendimentos dos técnicos de segurança presenciais deverão ser agendados por meio do Hotsite do evento: http://www.megasipat.sindusconsp.com.br/ a partir de 22 de abril. Informações: (11) 3334-5630 (SindusCon-SP), (11) 3664-5808 (Seconci-SP) ou e-mail [email protected]

O objetivo principal do programa é fazer com que os trabalhadores da construção civil sejam multiplicadores de boas práticas, informações e experiências de prevenção de acidentes de trabalho e de manutenção da saúde.

O tema dessa edição é “Protegendo Vidas e Preservando Futuros!”. A ação visa a promoção da melhoria na qualidade de vida do trabalhador e auxilia as empresas do setor da construção civil de todo o Estado de São Paulo a complementar a sua SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Voltada para trabalhadores das empresas associadas do SindusCon-SP e empresas contribuintes do Seconci-SP, a MegaSipat já recebeu 75.705 trabalhadores de 4.361 empresas associadas do SindusCon-SP, em todo o Estado de São Paulo gratuitamente.

A MegaSipat é um programa do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas do Estado de São Paulo) em parceria com o SESI-SP (Serviço Social da Indústria), SENAI-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) e conta com o patrocínio da Atlas Schindler e SuperMix.