Grupos do CTQ apresentam andamento dos trabalhos

Grupos do CTQ apresentam andamento dos trabalhos

Temáticas estão relacionadas a melhoras em tecnologia e produtividade

Inovações em BIM, reequilíbrio dos contratos, industrialização da construção e aperfeiçoamento da Norma de Desempenho de Edificações. Estes são alguns dos temas que estão sendo trabalhados nos Grupos de Trabalho (GTs) do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), e que foram apresentados em reunião conduzida por seu coordenador, Rodrigo Von Uhlendorff, em 24 de agosto.

BIM

Paulo Sanchez, coordenador do GT BIM (Modelagem da Informação da Construção), e Francisco Vasconcellos, vice-presidente do SindusCon-SP, convidaram à participação no 13º Seminário BIM, que se realizará neste semestre (em data a ser definida). Informaram que o foco será sobre casos dos usos do BIM na construção, como o acompanhamento das obras por drones, utilização do laser scan e da nuvem de pontos, rastreamento de fôrmas, contratação e compatibilização de projetos em BIM, e industrialização.

Norma de Desempenho

Renato Genioli, vice-presidente do SindusCon-SP, relatou o andamento dos trabalhos do GT de Acompanhamento Tecnológico, coordenado por ele, e que trata da documentação necessária à comprovação do atendimento às exigências da Norma de Desempenho de Edificações. Antes da pandemia, 35 dificuldades de atendimento e incoerências detectadas pelo GT no texto da norma foram levantadas e apresentadas à Comissão de Revisão da mesma. No início de 2022, o trabalho foi retomado para atualização. Ficou acertado o acompanhamento deste levantamento na revisão da norma. Outras sugestões do GT são: adotar e divulgar soluções de atendimento que sejam de senso comum das empresas e que estão sendo aceitas por bombeiros, auditores e consultores; orientar projetistas; e rever regras, aceitando-se, por exemplo, laudos e testes que seguem as normas internacionais.

Reequilíbrio de contratos

Genioli também relatou o andamento do GT de Boas Práticas Contratuais, com a participação de membros do Conselho Jurídico do SindusCon-SP, para evitar a deterioração dos contratos ao longo da execução da obra. Está em elaboração uma cartilha para sugerir cláusulas que abordem o reequilíbrio de preços, de acordo com a fase da obra e levando em consideração um pacote de materiais insubstituíveis.

Industrialização da Construção

André Aranha, membro do CTQ, apresentou o andamento dos trabalhos do GT de Trabalho de Gestão e Produtividade, coordenado por Paulo Aridan. Dentro do foco de impulsionar a industrialização da construção, mencionou a realização do seminário conjunto com a AsBEA, em 11 de agosto, e que teve ótima repercussão. A intenção é realizar outros seminários conjuntos, com foco em novas tecnologias construtivas. O GT definirá novas ações em setembro.

Recursos Humanos

David Fratel, coordenador do GT de RH (Recursos Humanos), relatou as ações realizadas, entre outras: palestras sobre Varíola dos Macacos, desenvolvimento de habilidades comportamentais dos colaboradores das empresas, políticas de contratação de PJs, acolhimento de empreiteiros pela área de RH, implantação do Programa de Gerenciamento de Riscos, e prevenção ao uso de drogas e álcool no canteiro de obras. Na pauta dos próximos trabalhos, será analisada a reforma trabalhista de 2017.

Seguros

Mauricio Bianchi, coordenador do GT de Seguros, relatou ideias como disseminar os seguros D&O (para administradores e officers) e E&O (de Responsabilidade Civil Profissional para empresas de engenharia). Outras possibilidades são analisar o Seguro Cyber Risks (contra ataques cibernéticos) e debater questões que envolvem o Seguro Garantia. Há intenção de atualizar um guia elaborado pelo SindusCon-SP para orientar as construtoras sobre a contratação de seguros. Alexandre de Oliveira, membro do GT, informou que o tema do seguro pós-obra também será abordado. André Glogowsky, membro do CTQ, lembrou a importância de se acompanhar o seguro ao longo do andamento da obra, e não apenas quando ocorrer o sinistro.

Concessionárias

Daniela Ferrari, coordenadora do GT de Concessionárias, relatou os avanços obtidos na agilização do atendimento da Sabesp. No momento, o grupo está trabalhando para aperfeiçoar a tramitação relativa a início e aceite de obras. Em paralelo, seguem as ações visando à isenção da taxa de esgoto para as obras e à análise do novo Marco Regulatório do Saneamento.

Pós-obra

Alexandre de Oliveira, membro do GT de Pós-Obra, relatou as ações empreendidas e os guias orientativos publicados por iniciativa deste grupo, as ações de capacitação de gestores de assistência técnica das construtoras, e o trabalho de parceria com a Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações), para detectar as origens dos principais problemas hidráulicas e elétricos no pós-obra. Atualmente, o grupo colabora na elaboração da norma de garantia de edificações e na revisão das normas técnicas de inspeções prediais, manutenção e reformas, entre outras. Seus membros mantêm um grupo de whatsapp para troca de ideias e busca de soluções.

Tarefa

Rosilene Carvalho, gerente do Jurídico, relatou o andamento dos trabalhos do GT sobre Tarefa, que busca soluções para o pagamento de tarefas aos empregados das empreiteiras contratadas pelas construtoras. Representantes da Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias), do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e do Conselho Jurídico do SindusCon-SP participam dos trabalhos. Um aperfeiçoamento via convenção coletiva de trabalho está sendo estudado para a questão, que também demandaria alterações nas legislações trabalhista e previdenciária.

Lençóis Freáticos

Rodrigo Von relatou que o GT Lençóis Freáticos segue atento a propostas de mudanças na legislação a respeito do tema na Câmara Municipal de São Paulo, que no momento está envolvida em outras questões.