Financiamentos imobiliários crescem em abril

Financiamentos imobiliários crescem em abril

Os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) atingiram R$ 5,77 bilhões em abril, altas de 2,2% em relação ao mês anterior e de 40,3% comparado a abril de 2018. Os dados são da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).

No primeiro quadrimestre de 2019, foram aplicados R$ 21,4 bilhões na aquisição e construção de imóveis com recursos da Poupança – aumento de 39,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

No acumulado de 12 meses (maio de 2018 a abril de 2019), os empréstimos de R$ 63,5 bilhões para aquisição e construção de imóveis com recursos do SBPE se elevaram em 40,2% em relação ao apurado nos 12 meses anteriores.

Unidades financiadas

Nas modalidades de aquisição e construção, foram financiados 21,1 mil imóveis em abril de 2019, uma queda de 10,6% em comparação a março, mas um aumento de 27,8% em relação ao número de abril do ano passado.

Nos primeiros quatro meses de 2019, os recursos das cadernetas proporcionaram a aquisição e a construção de 83,9 mil imóveis – alta de 38,2% em relação a igual período de 2018.

Nos últimos 12 meses encerrados em abril, foram financiadas a aquisição e a construção de 251,6 mil imóveis, num aumento de 36,9% comparado aos 12 meses anteriores, quando 183,7 mil unidades foram financiadas.

Segundo a Abecip, os números confirmam a estimativa da entidade de  aceleração nos financiamentos imobiliários ao longo deste ano.

Com informações da Abecip