Fiesp aponta 33,7% de aumento médio dos custos gerais das empresas em 2020

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Fiesp aponta 33,7% de aumento médio dos custos gerais das empresas em 2020

O Departamento de Competitividade e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Decomtec) publicou a décima edição da pesquisa Matérias Primas Oferta na recuperação da Economia.

O levantamento aponta 33,7% de aumento médio dos custos gerais das empresas em 2020 e que retomada ocorreu com níveis baixos de estoques e, pressionou oferta e preços. Na pesquisa de janeiro deste ano manteve-se a percepção de outubro de 2020, de que ainda há dificuldades para acessar insumos no mercado. Além disso, os apontamentos convergem com previsões de que a normalização ocorreria entre o 1º e o 2º trimestre de 2021, dependendo do produto.

Segundo o Decomtec, entre os elementos que afetaram ou ainda afetam escassez e preços de matérias primas estão:

• Redução da demanda no início da pandemia (mar/20, abr/20 e mai/20) que provocou ajuste da produção e redução de estoques.
  • Desvalorização cambial: impactou nos preços das matérias primas.
  • Retomada da economia chinesa pressionando o mercado mundial.
  • Forte retomada em “V” da indústria de transformação a partir de maio/junho-2020
  • Canal de aquisição: para recompor estoques, muitas empresas recorreram a distribuidores, onde fatores imponderáveis entram na formação do preço: porte, adimplência, histórico, regularidade e tamanho dos lotes, entre outros; e, pode ocorrer, em alguns casos, que determinados distribuidores utilizem de poder de barganha para arbitrar oferta e preços.
  • Dependendo do tipo de produto o fluxo de oferta pode não estar regularizado

A íntegra do material está disponível aqui.