Fabricantes de materiais de construção reduzem pessimismo

Fabricantes de materiais de construção reduzem pessimismo

Pesquisa da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) feita junto a seus 49 associados, grandes fabricantes de insumos para o setor, mostra que 23% das empresas consideraram o faturamento em julho “muito bom” ou “bom”, 42% “regular” e 35% “ruim” ou “muito ruim”.

O desempenho esperado em agosto é “muito bom” ou “bom” para 35% das associadas, enquanto 57% esperam um mês “regular” e 8%, “ruim”.

Segundo a pesquisa, 27% das empresas manifestaram otimismo sobre as ações do governo (ante 19% em junho), 65% indiferença (contra 59%) e 8% pessimismo (antes, 22%). Após ultrapassar a marca de 50% entre o final de 2018 e início de 2019, o número de associados otimistas havia caído e atingido 8% em maio de 2019.

A diminuição do pessimismo, contudo, não se refletiu nas pretensões de investimento. Das empresas pesquisadas, 69% disseram que pretendem investir nos próximos 12 meses (queda de 1 ponto percentual em relação a junho).

Já o índice de utilização da capacidade instalada aumentou de 69% em junho para 73% em julho.

Segundo Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, o governo tem dado sinalizações positivas na política econômica, mas ainda há muito o que fazer para a sustentação do crescimento e a melhoria do ambiente de negócios.

“Manteremos o foco em nossos pilares de atuação, assim como em outras frentes complementares, como a efetiva inclusão da construção civil no âmbito da Indústria 4.0, a retomada de obras paradas, o aprimoramento do marco regulatório do saneamento básico, e o estímulo ao importante canal do varejo”, afirmou Navarro.

Com informações da Abramat