Tecnologia e Qualidade

CTQ realizará 20º Seminário de Tecnologia e Estruturas dia 26 de junho

Edição comemorativa mostrará a visão de futuro com foco na alta produtividade

Por Daniela Barbará 15/05/2019 09:00:40

Em 2019, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), por meio do seu Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), comemorará os 20 anos do Seminário de Tecnologia e Estruturas, no dia 26 de junho de 2019, das 10h30 às 18h30, no auditório do Hotel Grand Mercure, R. Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia – São Paulo.

A edição comemorativa mostrará a visão de futuro com foco na alta produtividade, inovação em materiais e sistemas, desempenho e segurança. O seminário fará um balanço destas duas décadas de evento e lições aprendidas, e trará novidades de mercado em estruturas pré-fabricadas, entre outros pontos relevantes para o mercado da indústria da construção civil.

As entidades apoiadores desta edição são ABCIC – Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto; Abef – Associação Brasileira de Empresa de Engenharia de Fundações e Geotécnica; Abesc – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem; Abece – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural; AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura; ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas; IE – Instituto de Engenharia; Secovi – Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo; Ibracon – Instituto Brasileiro de Concreto; e, Seconci – SP Serviço Social da Construção.

Patrocinam o evento na categoria Ouro: Atlas Schindler, Gerdau, Hilti e Votorantim Cimentos. A Tokio Marine Seguradora é a patrocinadora na categoria Prata.

A abertura do evento contará com a presença do vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Jorge Batlouni Neto, que também coordenará a parte da manhã do evento e o primeiro painel do dia sobre as Lições aprendidas nos últimos 20 anos e o futuro em projeto e produção de fundações e estruturas. Participarão também Augusto Guimarães Pedreira de Freitas, conselheiro e ex-presidente da Abece e diretor da Pedreira de Freitas Engenharia; Antonio Carlos Zorzi, diretor da Cyrela; e, Luiz Lúcio, diretor da Lucio Engenharia.

Luiz Lúcio irá coordenar a segunda metade do evento que terá como ultima atividade o painel “Desafios e tecnologia das contenções, fundações e estrutura do empreendimento – Cidade Matarazzo”, que será apresentado por Mauricio Linn Bianchi, engenheiro civil, diretor de Construção do Groupe Allard e membro do CTQ do SindusCon-SP.

As inscrições podem ser feitas aqui

Confira abaixo a programação*:

10:30 Abertura e balanço dos 20 anos do Seminário Tecnologia de Estruturas: temas, desafios, ações.

11:00 Painel especial: Lições aprendidas nos últimos 20 anos e o futuro em projeto e produção de fundações e estruturas

Coordenação: Jorge Batlouni Neto

Convidados:
Augusto Guimarães Pedreira de Freitas – Conselheiro e ex-presidente da ABECE e Diretor da Pedreira de Freitas Engenharia.

Antonio Carlos Zorzi – Diretor da Cyrela.

Luiz Lúcio – Diretor da Lucio Engenharia.

11:50 A produtividade nos serviços de concretagem: um case em Chicago.

Ricardo Soares de Andrade – Gerente geral da Engemix.

12:20 Estruturas Metálicas Palestrante a confirmar

12:50 Debates com o público

Coordenação: Jorge Batlouni Neto

13:00 Almoço livre

14:30 Concreto de ultra alto desempenho (UHPC) e suas aplicações

Francisco Pedro Oggi

15:30 Painel: Estruturas pré-fabricadas em edifícios altos Métodos construtivos industrializados para estruturas de concreto.
Francisco Paulo Graziano – Diretor da Pasqua e Graziano e Prof. da Escola Politécnica USP Estruturas pré-fabricadas de concreto em edifícios altos

João Carlos Leonardi – Sócio diretor da Leonardi

16:10 Debates
Coordenação: Luiz Lucio

16:25 Intervalo

16:45 Cuidados técnicos no projeto e execução das estruturas de concreto.

Ricardo Leopoldo e Silva França

17:15 Desafios e tecnologia das contenções, fundações e estrutura do empreendimento – Cidade Matarazzo

Mauricio Linn Bianchi – Engenheiro Civil, Diretor de Construção do Groupe Allard, membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP.

18:00 Debates

18:15 Conclusões e encerramento

* Programação preliminar sujeita a alteração.

Serviço:

Data: dia 26 de junho de 2019,

Horário: das 10h30 às 18h30

Local: Auditório do Hotel Grand Mercure, R. Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia – São Paulo.