Tecnologia e Qualidade

CTQ realizará 20º Seminário de Tecnologia e Estruturas dia 26 de junho

Edição comemorativa mostrará a visão de futuro com foco na alta produtividade

Por Daniela Barbará 05/06/2019 09:00:40

Em 2019, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), por meio do seu Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), comemorará os 20 anos do Seminário de Tecnologia e Estruturas, no dia 26 de junho de 2019, das 10h30 às 18h30, no auditório do Hotel Grand Mercure, R. Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia – São Paulo.

A edição comemorativa mostrará a visão de futuro com foco na alta produtividade, inovação em materiais e sistemas, desempenho e segurança. O seminário fará um balanço destas duas décadas de evento e lições aprendidas, e trará novidades de mercado em estruturas pré-fabricadas, entre outros pontos relevantes para o mercado da indústria da construção civil.

As entidades apoiadores desta edição são ABCIC – Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto; Abef – Associação Brasileira de Empresa de Engenharia de Fundações e Geotécnica; Abesc – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem; Abece – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural; AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura; ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas; IE – Instituto de Engenharia; Secovi – Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo; CB-02, Comitê Brasileiro da Construção Civil; CB-18, Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados; ABPP – Associação Brasileira de Proteção Passiva; CBIC, Câmara Brasileira da Indústria da Construção; Ibracon – Instituto Brasileiro de Concreto; e, Seconci – SP Serviço Social da Construção.

Patrocinam o evento na categoria Ouro: Atlas Schindler, Gerdau, Hilti e Votorantim Cimentos. A Tokio Marine Seguradora é a patrocinadora na categoria Prata.

A abertura do evento contará com a presença do vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Jorge Batlouni Neto, que também coordenará a parte da manhã do evento e o primeiro painel do dia sobre as Lições aprendidas nos últimos 20 anos e o futuro em projeto e produção de fundações e estruturas. Participarão também Augusto Guimarães Pedreira de Freitas, conselheiro e ex-presidente da Abece e diretor da Pedreira de Freitas Engenharia; Antonio Carlos Zorzi, diretor da Cyrela; e, Luiz Lúcio, diretor da Lucio Engenharia.

Luiz Lúcio irá coordenar a segunda metade do evento que terá como ultima atividade o painel “Desafios e tecnologia das contenções, fundações e estrutura do empreendimento – Cidade Matarazzo”, que será apresentado por Mauricio Linn Bianchi, engenheiro civil, diretor de Construção do Groupe Allard e membro do CTQ do SindusCon-SP. 

As inscrições podem ser feitas aqui

Confira abaixo a programação*:

Programa:

10:00 – Abertura

Jorge Batlouni Neto – Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP

Luiz Lucio – Coordenador do grupo de estruturas do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP

 

10:15  – Painel especial: Lições aprendidas nos últimos 20 anos e o futuro em projeto e produção de fundações e estruturas

Coordenação:

Jorge Batlouni Neto – Eng. Civil, Mestre em Engenharia, Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Diretor da Tecnum Construtora

Maria Angelica Covelo Silva – Eng. Civil, Mestre e Doutora em Engenharia, Diretora da NGI Consultoria.

Convidados:

  • Augusto Guimarães Pedreira de Freitas – Eng. Civil, Conselheiro e ex-presidente da ABECE e Diretor da Pedreira de Freitas Engenharia.
  • Frederico Falconi – Eng. Civil, Sócio-Diretor da ZF & Engenheiros Associados.
  • Roberto Clara – Eng. Civil, Mestre em Engenharia, Diretor da Lucio Engenharia.
  • Luiz Lúcio – Eng. Civil, Diretor da Lucio Engenharia .

 

11:00 – A produtividade nos serviços de concretagem: um case em Chicago.

Ricardo Soares de Andrade – Gerente Geral da Engemix

 

11:30 –  Produtividade em fundações e contenções com soluções metálicas

Franco Petrilli Maccheroni – Engenheiro Civil, Engenheiro de desenvolvimento do mercado de fundações e contenções com soluções metálicas da Gerdau.

12:00 – Produtividade através de inovação em sistemas de ancoragem em estruturas

Ana Gea – Eng. de Produção, com MBA pela Harvard Business School, Diretora de Marketing da Hilti do Brasil.

 

 12:30   – Debates com o público

Coordenação: Jorge Batlouni Neto – Eng. Civil, Mestre em Engenharia, Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Diretor da Tecnum Construtora.

 

12:45 – Almoço livre

 

14:00  – Painel: Estruturas pré-fabricadas em edifícios altos

  • Métodos construtivos industrializados para estruturas de concreto.

Francisco Paulo Graziano – Eng. Civil, Mestre em Engenharia, Prof. do Depto. de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Diretor da Pasqua & Graziano Associados.

  • O concreto pré-fabricado nos edifícios multipavimentos.

 

João Carlos Leonardi – Engenheiro Civil, Sócio diretor da Leonardi Construção Industrializada.

 

15:00  –  Cuidados técnicos no projeto e execução das estruturas de concreto.

Ricardo Leopoldo e Silva França – Eng. Civil, Doutor em Engenharia, Diretor da França e Associados Projetos Estruturais e Conselheiro da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural.

 

15:30 – Concreto de ultra alto desempenho (UHPC) e suas aplicações

Francisco Pedro Oggi – Engenheiro Civil, Diretor da Empório do Pré-Moldado, empresa especializada em tecnologia de construção industrializada em concreto.

 

16:00 – Debates

Coordenação – Luiz Lúcio – Eng. Civil, Diretor da Lucio Engenharia, coordenador do grupo de estruturas do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP.

 

16:15 – Intervalo

 

16:35 – Cross-Laminated Timber (CLT) – Uma revolução na construção de edifícios em madeira

Nic Clark – Diretor geral da KLH Massivholz GmbH no Reino Unido, Membro da Diretoria da Structural Timber Association (STA).

 

17:15 – Desafios e tecnologia das contenções, fundações e estrutura do empreendimento Cidade Matarazzo

Mauricio Linn Bianchi – Engenheiro Civil,  Diretor de Construção do Groupe Allard, membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP.

 

18:00 – Debates

Coordenação:

Jorge Batlouni Neto – Eng. Civil, Mestre em Engenharia, Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Diretor da Tecnum Construtora

Francisco Antunes de Vasconcellos Neto – Eng. Civil e Arquiteto e Urbanista, Diretor da Dox Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Imobiliário, Vice-Presidente do SindusCon-SP

Debatedor convidado – André Glogowsky – Eng. Civil, Conselheiro da HTB Brasil e Membro de Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP

 

18:20 – Conclusões e encerramento

* Programação preliminar sujeita a alteração.

Serviço:

Data: dia 26 de junho de 2019,

Horário: das 10h30 às 18h30

Local: Auditório do Hotel Grand Mercure, R. Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia – São Paulo.









Rua Dona Veridiana, 55

Santa Cecília,

São Paulo,

01238-010

(11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br



Rua Dona Veridiana, 55

Santa Cecília,

São Paulo,

01238-010

(11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br