CTQ cria novos Grupos de Trabalho       

Rafael Marko

Por Rafael Marko

CTQ cria novos Grupos de Trabalho       

Carros Elétricos, sondagens, soluções com uso de gás e novos produtos em pauta

O CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP criou novos Grupos de Trabalho (GTs). Um deles é o de Carros Elétricos em Edificações, coordenado por Lauro Ladeia, que abordará as questões relativas à segurança das instalações prediais para evitar incêndios no carregamento desses veículos e providências correlatas.

Outro GT criado é o de Sondagens, coordenado por Bruno Paraíso, para elaborar orientações destinadas à melhoria da qualidade das mesmas e evitar problemas nas fundações. Também se criou um GT da Comgás, coordenado por Guilherme Sartori, para impulsionar novas soluções de utilização do gás para aquecimento. E foi oficializado o GT de Novos Produtos, coordenado por Sergio Domingues e Paulo Aridan Mingione, destinado a analisar novos materiais de construção.

As decisões foram tomadas na reunião do CTQ, conduzida por seu coordenador, Luis Fernando Bueno, com a participação de Yorki Estefan, presidente da entidade, em 14 de março.

Estefan anunciou a realização de uma Missão Técnica para visitar canteiros de obras, em Bilbao (Espanha), de 23 a 27 de setembro. Relatou as últimas atividades desenvolvidas pela presidência do SindusCon-SP. Informou que a entidade fará uma análise do perfil da mão de obra da construção, no âmbito do Grupo Construção É +, formado pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e entidades de fabricantes de materiais e sistemas de construção.

Normas técnicas e meio ambiente

Marcelo Guaranha, membro do CTQ, relatou o andamento da norma técnica NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão

Vanessa Dias, superintendente do Comasp (Comitê de Meio Ambiente), convidou os participantes a assistirem ao curso de Eficiência Energética em Edificações, em junho. Relatou as atividades do comitê e o andamento das melhorias no CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono para Edificações. Informou que a ferramenta foi apresentada pelo ministro das Cidades, Jader Filho, em um fórum mundial realizado na França, em 7 e 8 de março. E divulgou a realização de um treinamento para utilização da CECarbon, em 28 de março. Bueno reforçou a necessidade de mais empresas utilizarem a ferramenta.

Capacitação e RH

Renata Moraes e Carla Farias, da AutoDoc, apresentaram uma solução para reduzir o custo do cadastramento de funcionários no software GD-Form. Informou que será lançada ferramenta para gestão de pessoal de terceiros e outra de reconhecimento facial para o registro de ponto.

David Fratel, coordenador do GT de RH, informou estar em fase final de estruturação a Biblioteca Virtual, para compartilhamento de trabalhos do SindusCon-SP e de documentos técnicos das associadas, como sondagens, laudos e ensaios de desempenho de materiais. Informou que 25 empreiteiros serão convidados em abril a entrar em processo da certificação ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Informou que se iniciou o curso de Gestão em Instalações Prediais do Instituto Mauá de Tecnologia e agora serão redigidas as emendas dos demais módulos dessa especialização.

Fratel informou que a reunião do GT de RH, em 15 de março, abordará: certificação de empreiteiros; continuidade da pesquisa sobre o perfil da mão de obra, realizada pela Falconi; e atualização do Manual de Boas Práticas de RH, publicado no final de 2023.

Roberto Pastor, diretor da Área Educacional do SindusCon-SP, relatou as atividades da Universidade Corporativa da entidade, como o curso sobre gerenciamento de áreas contaminadas. Convidou os participantes a assistirem às palestras gratuitas: em 27 de março, de Marcelo Dias Caridade, da Anfacer (Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmicas), sobre placas cerâmicas; e em 11 de abril, com o especialista Jorge Chaguri, sobre instalações de aparelhos agás e seus ambientes. Anunciou que se iniciarão cursos “in company”, que podem ser presenciais ou online. Chamou a atenção para os próximos cursos. Informou que seguem os dez cursos gratuitos de aperfeiçoamento e qualificação, nos canteiros de obras, em parceria com o Senai-SP.

Marina Benvenutti, diretora adjunta da Regional Campinas, convidou os participantes a acessarem a plataforma do programa SindusCon-SP na Prática, de cursos de curta duração para universitários, recém-formados e empreiteiros. Informou que a grade cursos aumentou para mais de 20, e outros 20 estão em produção.

Trabalhos dos GTs

Paulo Aridan Mingione, coordenador do GT Industrialização e Produtividade, informou que serão trabalhados os temas: digitalização da construção, inovação com startups, um seminário a se realizar no segundo semestre e formatar com a Universidade Corporativa um curso de coordenação modular.

Mauricio Bianchi, coordenador do GT Projetos, BIM e Seguros, manifestou a intenção de organizar um seminário a respeito destes temas no segundo semestre.

Daniela Ferrari informou que está pronto o plano de trabalho do GT Concessionárias, envolvendo a continuidade das ações realizadas junto a essas empresas.

Alexandre de Oliveira, coordenador do GT Pós Obra junto com Sergio Cincurá, informou que seguem os trabalhos de acompanhamento de normas técnicas, em conjunto com outras entidades do setor. Em destaque, a participação na comissão de estudos da norma de Inspeções Prediais e a participação na elaboração ou revisão de manuais de inspeção e manutenção.

Fernando Teixeira, coordenador do GT Elevadores, informou que seguem as tratativas com os fornecedores desses equipamentos, com vista aos prazos de entrega e instalação. O grupo pretende avançar, propondo novas cláusulas e outras reformulações para os contratos.

Giusppe Vergara, coordenador do GT Cerâmicas, relatou que se está trabalhando sobre o uso da via seca e as argamassas. Um plano de trabalho foi elaborado. Fabio Villas Bôas, membro do CTQ, comentou que o ideal será desenvolver uma cola que dê conta da maioria dos preenchimentos.

William Gilheta, coordenador do GT Enel, afirmou que segue a busca, junto à concessionária, de ações para aperfeiçoar o processo de ligação de energia nos empreendimentos prontos. Conseguiu-se suspender temporariamente a aplicação de uma normativa prejudicial às construtoras, que será rediscutida. Por sugestão do GT, a concessionária irá avaliar a gestão de campo dos canteiros pela Comgás.

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo