Curso: Eficiência Energética em Edificações

As aulas serão gravadas

17, 19, 24 e 26 de junho de 2024

Instrutora: Rosane Fukuoka

Emissão de certificado no final curso

Horário

17:00 às 19:00

Custo

Associados SindusCon-SP

R$ 250,00

Estudantes e Professores

R$ 250,00

Não AssociadosSindusCon-SP

R$ 400,00

Objetivo do curso: apresentar conceitos sobre eficiência energética em edificações e energia, indicadores e benchmarking, entender as tecnologias existentes, fazer uma análise crítica dos sistemas prediais e entender as medidas aplicáveis, conhecer e utilizar uma ferramenta interativa de avaliação de edifícios, conhecer o guia de eficiência energética em edificações e compreender os conceitos e aplicações do hidrogênio.

Público Alvo: Engenheiros, Arquitetos, Projetistas, gestores em sustentabilidade, estudantes de engenharia, arquitetura e gestão ambiental, estudantes, interessados e afins.

Duração: 8h totais, dias 17, 19, 24 e 26 de junho, no horário das 17h às 19h, online – via Zoom.

Programa do curso

• Eficiência Energética
    Dia 17/06 Dia 19/06 Dia 24/06 Dia 26/06

Contextualização

Indicadores benchmarking

Sistema tarifário

Sistemas prediais (iluminação, condicionado, etc)

Medidas de eficiência energética

Plataforma e aplicativo EDGE

Exercício

Guia de EE em edificações

Introdução ao hidrogênio e suas aplicações

Rosane Fukuoka

Arquiteta e Urbanista formada na Universidade de São Paulo (FAU USP)

Rosane Fukuoka

Arquiteta e Urbanista formada na Universidade de São Paulo (FAU USP), possui experiência na área de projetos e construção civil e trabalhou com consultoria LEED EB OM. Atualmente atua na área de consultoria em eficiência energética, realiza pesquisas estratégicas para diversos países e auditorias em edifícios comerciais, residenciais na Mitsidi, tendo realizado diagnósticos energéticos em dezenas de edifícios nos últimos anos. Certificada EDGE Expert & Auditor & Faculty e com treinamento em “Promotion of Energy Efficiency and Conservation” no Japão e “Energy Efficiency and Renewables” na Alemanha. Possui pós-graduação em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luis e Master em Energias Renováveis pela Universidade de Nebrija, Madrid (IMF Smart Education), além estar cursando um MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV. Trabalhou com diagnóstico, plano de ação de gênero e mentoria para mulheres dentro do programa PotencializEE GIZ, é fundadora da rede de Mulheres pela Eficiência e Energia (WEE), e atua como consultora no projeto de hidrogênio H2 Brasil da GIZ, junto com a NIRAS.

Realização

SindusCon-SP