CTQ analisa impactos dos aumentos de preços dos materiais

CTQ analisa impactos dos aumentos de preços dos materiais

O CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP, em reunião virtual em 10 de dezembro, analisou o cenário de aumentos de preços  de materiais de construção, atrasos nos prazos de entrega destes insumos e desabastecimento de alguns deles. A perspectiva é de persistência dos problemas no primeiro trimestre, com impacto sobre os custos das obras atuais e dificuldades de orçamentação das futuras.

A reunião foi conduzida por Fábio Villas Bôas, coordenador do CTQ, e contou com a participação de Odair Senra, presidente da entidade. Senra relatou que segue mantendo contatos com o Ministério da Economia sobre a evolução e os impactos dos aumentos dos preços de materiais.

No mesmo dia, o assunto foi relatado pelos integrantes do CTQ na reunião da Diretoria Plenária do SindusCon-SP, que decidiu pela adoção de novas providências.

Em ambas as reuniões, Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, mostrou um gráfico que aponta aumento de 25% do preço mundial do aço em dólar, de 1º de agosto para cá. O preço no mercado nacional do vergalhão, dominado praticamente por dois fabricantes, continua subindo. No caso do cimento, que também teve aumento de preços, a demanda começa a cair por conta do fim do auxílio emergencial. Faltam insumos como resinas, prejudicando o fechamento de fachadas. Adicionalmente, prestadores de serviços à construção pressionam por reajustes.

Integrantes do CTQ relataram que o impacto destes e de outros aumentos estão elevando os custos das construtoras em até 6 pontos percentuais acima da variação do INCC (Índice Nacional de Custos da Construção). O diagnóstico é que dificilmente elevações desta ordem serão sancionadas pelos adquirentes de imóveis residenciais e pelos contratantes públicos e privados de obras.

Zaidan ainda chamou a atenção para o cenário de incertezas em relação à vacinação contra a Covid-19 e ao rumo da política econômica nos próximos meses. Não se vislumbram medidas para o equacionamento do déficit fiscal, fundamentais para sinalizar credibilidade aos investidores, acrescentou.

Sustentabilidade

O vice-presidente Francisco Antunes de Vasconcellos Neto relatou o webinar comemorativo aos 21 anos do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP, realizado em 9 de dezembro, com o lançamento do CECarbon, ferramenta de cálculo de emissão de carbono e de consumo energético dos empreendimentos.

Ele chamou a atenção de que a sustentabilidade será cada vez mais um item relevante na competitividade das construtoras. Senra congratulou o Comasp pela realização do evento.

Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do Comasp, informou que a calculadora estará disponível a partir de 21 de dezembro, no endereço www.cecarbon.com.br . Ela solicitou que cada empresa use a ferramenta para calcular as emissões e a eficiência energética de ao menos uma de suas obras.

Lilian também informou  SindusCon-SP está em contato com a Cetesb e com a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) sobre como será feita a emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), a ser exigido pelo governo federal a partir de janeiro. Há expectativa de que as empresas da cidade de São Paulo continuem a utilizar o sistema da Amlurb e que para as demais cidades do Estado a Cetesb irá disponibilizar o acesso no Sigor (Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos – Módulo Construção Civil) para a emissão do MTR.

Já Renato Genioli, membro do Conselho Superior do CTQ, informou que continuam as gestões do SindusCon-SP junto à presidência da Enel, para solucionar problemas como prazos demasiadamente longos de ligação de energia nos novos empreendimentos.