Contaminação por Covid-19 volta a cair nas obras 

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Contaminação por Covid-19 volta a cair nas obras 

Os casos confirmados de Covid-19 nas obras do Estado de São Paulo reduziram-se ainda mais. Caíram de 0,09% para 0,07% do contingente de trabalhadores, e os suspeitos, de 0,22% para 0,17%. Pela terceira semana consecutiva, não se registraram óbitos. Nenhum trabalhador estava em internação hospitalar pela segunda semana consecutiva.

Estes foram os resultados da 63ª Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, realizada semanalmente por SindusCon-SP e Seconci-SP.

De acordo com Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), é preciso alertar os trabalhadores para redobrarem os cuidados preventivos diante da rápida disseminação da variante delta da doença.

“A delta, assim como as demais cepas, pode infectar até quem já tomou as duas doses ou a dose única da vacina, com a diferença de que ela é altamente transmissível. E está se disseminando em um momento de maior circulação das pessoas e lotação nos transportes públicos com a volta às aulas. Precisamos evitar que isso provoque um novo crescimento de casos em nossas obras”, diz Ishikawa.

Nesta 63ª rodada, foram obtidas respostas de 50 empresas, responsáveis por 587 obras, envolvendo 39.285 empregos diretos e terceirizados, de 29 de julho a 4 de agosto.

Principais resultados da 63ª Pesquisa:

· 0,17% afastados por suspeita de Covid-19;

· 0,07% afastados por confirmação da doença;

· 587 obras em andamento e nenhuma parada;

· 98% do pessoal estão em atividade;

· 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;

· 98% orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;

· 94% fornecem máscaras para o transporte e para utilização na obra e realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;

· 88% divulgam aos trabalhadores cartazes e vídeos de orientação do SindusCon-SP e do Seconci-SP e realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade.

· 85% distribuem informativos eletrônicos sobre a Covid-19.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja os relatórios completos das rodadas da pesquisa:

Cinco últimas

54ª à 58ª 

49ª à 53ª 

44ª à 48ª

39ª à 43ª 

34ª à 38ª

29ª à 33ª 

24ª à 28ª

19ª à 23ª

13ª à 18ª

7ª à 12ª

Seis primeiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo