Construção de logística reversa de resíduos de tintas é retomada

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Construção de logística reversa de resíduos de tintas é retomada

IMG_3712Representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi) e da rede de lojas Leroy Merlin estiverem no SindusCon-SP dia 24 de setembro para propor ações que viabilizem a correta destinação das sobras de tintas.
Líder na rede varejista em ações de sustentabilidade e preocupados com a destinação dos resíduos de tintas, a Leroy Merlin quer avançar além do que vem sendo proposto pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), ou sejam apenas a logística reversa das embalagens vazias. “Fomos pioneiros na logística reversa de lâmpadas e queremos fazer o mesmo em relação às tintas”, afirmou o diretor de Projetos e Obras e líder do Comitê de Sustentabilidade da Leroy Merlin, Pedro Sarro.
A proposta é dar andamento ao trabalho realizado pelo GT Tintas, grupo de trabalho coordenado pelo Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP. “As entidades varejistas e a Leroy Merlin – representando os pequenos geradores – em conjunto com o SindusCon-SP – representante dos grandes geradores – poderão viabilizar soluções para a destinação dos resíduos de tintas”, afirmou a coordenadora técnica do Comasp, Lilian Sarrouf.
A partir deste encontro, será desenvolvido um piloto com áreas de destinação e empresas de reciclagem. Serão chamados a compor o grupo os fabricantes de tintas e as entidades que os representam, a Abrafati e o Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp).