Comgás entrega 12 equipamentos de cogeração em 2019

Comgás entrega 12 equipamentos de cogeração em 2019
 Jair Junior, da área corporativa da Comgás
Jair Junior, da área corporativa da Comgás na apresentação feita ao CTQ

Neste ano, a Comgás irá entregar em São Paulo 12 equipamentos de micro cogeração CHP, 4 deles em condomínios residenciais, com 746 kw de capacidade instalada, suficiente para o consumo de 2.700 residências. A companhia já está desenvolvendo projetos que preveem um ponto para a instalação do equipamento e em 2020 iniciará o fornecimento a hotéis.

As informações foram dadas por Carolyne Scaldelai Freire e Jair Junior, da área corporativa da companhia, no Lab Técnico Comgás, realizado em 14 de novembro na reunião do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP. O encontro foi conduzido pelo coordenador do CTQ, Renato Genioli, e pelo coordenador adjunto, Fabio Villas Bôas.

Jair Junior informou que o CHP aquece a água do empreendimento a até 95º, ao mesmo tempo em que gera eletricidade. Por ser qualificado pela Aneel, pode transmitir o excedente para a rede pública, reduzindo a conta de energia das unidades do empreendimento.

O representante da Comgás explicou que a empresa antevê uma diminuição das tarifas no futuro, quando o país será autossuficiente na extração do gás no âmbito do pré-sal. Segundo ele, nos últimos meses o custo tem aumentado para os consumidores devido a diversos fatores, como a elevação do dólar. E a Arsesp  (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) determinou que a companhia não represasse e repassasse estes custos ao consumidor.

Norma de Desempenho

Na reunião, Villas Bôas, que também lidera o processo de revisão da Norma de Desempenho na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), relatou o workshop realizado na véspera sobre o assunto.

Segundo ele, não serão criados novos requisitos nem ampliados os existentes. Para o atendimento de exigências como as acústicas, térmicas e lumínicas, será dado peso à correta execução dos ensaios e simulações, que deverão ser devidamente documentados, não mais se testando em campo. O novo texto da norma virá com diversos exemplos de como realizar as simulações, disseminando práticas comuns a todo o setor.

Na sequência, realizaram uma apresentação as engenheiras Juliana Dias Ikejiri e Kelly Vivanco, do Grupo de Trabalho sobre Plano de Controle Tecnológico do CTQ, que conta com a participação da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias).

Elas mostraram a conclusão do trabalho desenvolvido, que identificou 35 itens da Norma de Desempenho que geram dúvidas quanto ao atendimento dos requisitos, especialmente sobre durabilidade, prevenção de incêndios e estruturas de sistemas conjugados. O trabalho foi apresentado à Comissão de Revisão da norma e, segundo Villas Bôas, será considerado para aperfeiçoar o texto em elaboração. O CTQ pretende publicar futuramente um manual de boas práticas para o atendimento dos requisitos.

Relacionamento com a Enel

A Enel está intensificando a comunicação digital com os seus clientes. O anúncio foi feito na reunião pelo coordenador de Clientes Corporativos da concessionária, Silvio Duarte Junior, e pela gestora dessa área, Gabriela Thomaz.

A Enel agora dispõe de um WhatsApp (11-99929-0000), pelo qual as construtoras poderão solicitar informações, fazer pedidos de religação, reportar falta de energia, cadastrar faturas por email e consultar o status das solicitações em andamento. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e direciona demandas mais específicas às diversas gerências da empresa.

No portal corporativo da Enel (eneldistribuicaosp.com.br), são oferecidos serviços às construtoras, permitindo inclusive o monitoramento das solicitações. Dúvidas poderão ser solucionadas pelo email captaçã[email protected] .

Outra novidade é o portal técnico da concessionária  destinado a engenheiros, técnicos ou administradores que fizerem a gestão dos processos. São oferecidos os serviços de continuidade de análise de projeto para elaboração de carta orçamentária, emissão de contrato de obras, devolução pelo cliente do contrato assinado, emissão de boletos de obras, devolução de comprovantes de pagamentos de boletos, pedidos de vistorias (elétrica ou civil) e emissão de nota de serviço (de ligação nova ou modificação ou ligação provisória).

Missão à França

Participantes da Missão Técnica à França
Participantes da Missão Técnica à França realizada pelo SindusCon-SP

O vice-presidente Yorki Estefan fez uma apresentação sobre a Missão Técnica à França, realizada de 2 a 9 de novembro. Nas obras visitadas, os participantes puderam entrar em contato com inovações como sistemas de travamentos de paredes diafragma que podem dispensar tirantes, equipamentos de porte para montagem de paredes pré-fabricadas de 1 metro de espessura para obras do metrô, sistemas de fixação de tubulações da Hilti, produtos da Saint-Gobain como tintas que arrefecem o ruído externo, insufladores de ar condicionado feitos em dry-wall e resistentes ao fogo, e blocos macho-fêmea e térmicos.

Na visita à Federação Francesa da Construção, entraram em contato com particularidades do setor, como o seguro pós-obra obrigatória, válido por 10 anos. Visitaram ainda a obra de reforma do estádio de Roland Garros, o centro que reúne 2.400 startups e a Feira Internacional Batimat, com novidades em sistemas de janelas e telhados, drones para inspeção de obras e telhas com células fotovoltaicas, entre outros itens.