Comasp celebrou o Dia mundial da Eficiência Energética em 5 de março

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Comasp celebrou o Dia mundial da Eficiência Energética em 5 de março

SindusCon-SP tem um longo histórico de participação nos fóruns voltados para o tema

O SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Meio Ambiente (Comasp), celebrou o Dia mundial da Eficiência Energética, comemorado no dia 5 de março.

O SindusCon-SP tem um longo histórico de participação nos fóruns voltados para eficiência energética, e mantem uma relação de confiança e proximidade com os órgãos reguladores do setor, como a Eletrobras – Centrais Elétricas Brasileiras S.A., especialmente no âmbito do Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações – PROCEL EDIFICA – no qual participa desde 2003.

De acordo com o vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Antunes e Vasconcellos Neto, a participação do SindusConSP tem sido fundamental para a evolução do Programa. “O diálogo entre o órgão regulamentador e o mercado permitiu identificar ações necessárias para a estruturação e implantação do Programa. Como, por exemplo, o desenvolvimento e a elaboração do Mapa de Condições Climáticas do Brasil, levando em consideração as questões meteorológicas, sazonais e regionais nas macrozonas do país; a certificação de profissionais; a criação de uma rede de laboratórios e a divulgação do Programa”.

O vice-presidente esclarece ainda que no início o PBE Edifica nasceu para ser compulsório, mas a pedido do setor passou a ser voluntário para que se avançasse em questões como o arcabouço regulatório, desenvolvimento de mercado, linhas de financiamento.

Recentemente tratou-se da compulsoriedade para as novas obras, o SindusConSP apoia que este é o caminho, pois muitos anos já se passaram e a questão da eficiência energética em edificações é fundamental.  “Essa discussão tem gerado muitas polêmicas, mas o SindusConSP entende que as dificuldades devem ser superadas, como, por exemplo, a exigência do Procel Edifica para Habitações de Interesse Social. Não se pode apenas não concordar, é preciso que as questões sejam colocadas e superadas. Temos que pensar que são estas famílias que terão sua conta de energia reduzida por morarem um residências com maior eficiência energética”.

“Dentro da visão do SindusCon-SP energia é a principal questão ambiental que existe. Energia não é mais um assunto. É ´o assunto´ porque impacta em todas as outras grandes questões ambientais da construção civil.  Deve ser tratado como uma forma prioritária”, afirmou o vice-presidente. 

A Energia também é o ponto focal quando falamos de emissões de gases de efeito estufa. Neste sentido o SindusConSP desenvolveu a CECarbon, ferramenta que calcula não só a emissão de gás de efeito estufa como a quantidade de energia embutida na produção de uma edificação considerando a energia utilizada na fabricação de produtos utilizados.

“Se nós não tratarmos a questão da eficiência energética das edificações de uma forma objetiva e imediata, o custo desta omissão será cada vez mais alto para a sociedade brasileira”.   

Convênio

A parceria do SindusCon-SP com a Eletrobras – no âmbito do Procel – resultou no lançamento do site de Normalização para Eficiência em Edificações, uma ferramenta para todo o setor da construção. Nele estão disponíveis as informações sobre normalização e as ações do Grupo de Eficiência Energética em Edificações.

O objetivo do convênio foi justamente criar um grupo de estudo permanente para a elaboração e atualização de normas técnicas relacionadas à eficiência energética em edificações, junto ao ABNT/CB-002 – Comitê Brasileiro da Construção Civil da ABNT, seguindo como diretriz o fortalecimento do arcabouço normativo nacional.

Segundo Lilian Sarrouf, Superintendente do ABNT CB002, “a iniciativa do Convênio em promover a elaboração de normas em eficiência energética das edificações é fundamental. A ABNT tem trabalhado na formatação do seu Plano Clima, com o objetivo de dar diretrizes aos Comitês para que elaborem normas ABNT abordando diversos aspectos. E a eficiência energética é o principal”.

Grupo de trabalho

O Grupo de estudos permanente foi criado para estruturar e alavancar a eficiência energética na construção civil brasileira. Internacionalmente, as normas ISO tem a série ISO 52.000 ligada à eficiência energética em edificações, segundo Roberto Lamberts, professor do Departamento de Engenharia Civil e do LabEEE da UFSC.

As normas brasileiras focam mais na segurança da edificação e muito pouco no desempenho energético da edificação ou dos seus sistemas. A intenção deste grupo é justamente suprir esta deficiência e fazer uma ligação entre academia, mercado e ABNT.

Hoje temos a eficiência energética da edificação sendo abordada no PBE-Edifica com base em um regulamento próprio e ainda voluntário no país. “Com a possibilidade do programa se tornar compulsório, ele já ter como base as normas de desempenho ABNT tornará o processo ainda mais fácil para a construção civil, como já acontece em edificações residências, com a classificação da envoltória do PBE-Edifica baseia-se na parte de desempenho térmico da NBR 15.575”.

O grupo já traduziu e adaptou 14 normas ISO, elaborou um projeto de norma de desempenho de edificações não-residenciais e colaborou na revisão das normas NBR 15220 e NBR 15215. Dos textos enviados, sete foram publicados em 2022 e mais um em 2023 pela ABNT.

“Para 2023, o grupo vai continuar colaborando com o CB002 na estruturação de normas, focando também no desempenho mínimo das edificações”.

Site

O site Normalização para eficiência em edificações (https://normalizacaoee.com.br/) é uma importante ferramenta de divulgação do trabalho do Grupo de Estudos Permanente e de outros Projetos focados no aumento da eficiência das edificações, de acordo com Greici Ramos, pesquisadora no LabEEE e secretária nas Comissões de Estudos de Iluminação Natural e Eficiência Energética.

Voltado para Incorporadores, Construtores, Projetistas, Pesquisadores, Professores, Alunos, Gestores públicos, Certificadores, Instaladores e Comitês de normas ABNT, a plataforma apresenta na página inicial seus objetivos, seus projetos, seus eventos e publicações.

Nele são postadas notícias do que está sendo feito no Brasil relacionado à eficiência energética de edificações – Fique por dentro. No Calendário, é possível verificar a agenda de reuniões das comissões de estudos da ABNT e de outros eventos importantes na área.

No site também é possível acessar o programa de trabalho de cada Comissão de estudos que faz parte do Grupo de Estudos Permanente. “Nessa aba é possível ver quais normas estão sendo discutidas, acessar documentos, verificar o passo a passo para fazer parte da comissão e quais são os grupos de trabalho específico que fazem parte da comissão”, afirmou Greici.

O usuário pode também se inscrever na Newsletter, para acompanhar todas as atualizações periódicas em seu email.

Para mais informações sobre o Comasp clique aqui.

Para informações ABNT CB002 clique aqui e contato e-mail ABNT/CB002: [email protected]

Para mais informações sobre o Procel clique aqui.

Conheça o site de Normalização para Eficiência em Edificações aqui: https://normalizacaoee.com.br/

Saiba mais sobre a CECarbon aqui: www.cecarbon.com.br

Saiba mais sobre o Guia de Eficiência Energética em Edificações: https://www.guiaenergiaedificacoes.com.br/

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo