Boa gestão de recursos hídricos é debatida em seminário

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Boa gestão de recursos hídricos é debatida em seminário
CEO do Grupo AcquaBrasilis, Sibylle Muller
CEO do Grupo AcquaBrasilis, Sibylle Muller

O aumento populacional na Terra leva a uma preocupação crescente com o déficit habitacional e o abastecimento de água, principalmente, nas grandes cidades. Investimentos são cada vez maiores para o tratamento e o transporte de água potável até os centros urbanos. A substituição de parte da água potável por fontes alternativas de água traz benefícios ambientais e financeiros na medida em que permite a preservação dos recursos hídricos naturais para fins nobres, como o consumo humano e a dessedentação de animais.

As observações são da CEO do Grupo AcquaBrasilis, Sibylle Muller. “Fontes alternativas, como águas de chuva, de reuso de efluentes tratados e de drenagem são alternativas de abastecimento para usos com requisitos específicos de qualidade da água, não necessariamente potável, como, por exemplo, descarga de vasos sanitários, limpeza e lavagem de veículos, irrigação de jardins, sistemas de ar condicionado, entre outros”, afirma Sibylle.

A AcquaBrasilis, durante o evento “Seminário Conservação de Água e Uso de Fontes Alternativas em Edificações – Diferencial Competitivo para Empreendimentos”, apresentou alguns de seus cases de aproveitamento de águas de chuva e de águas cinzas e mostrou a importância das normas como marco importante no desenvolvimento de projetos de reuso e fontes alternativas de água em edificações.

“Falar sobre as ações que fazemos em prol da conservação de água induz o mercado a fazer gestão do recurso e a comprometer-se com a preservação”, afirma Victor Dias, responsável pela área de sustentabilidade da Trisul.

O mercado de tratamento de efluentes e o usuário em especial carecem de conhecimento e informação técnica de bom nível referente ao tema. “Com a aplicação da tecnologia de lodo aderido no tratamento e reuso de águas cinzas (Grey Water), é possível atingir um grau de qualidade. A aplicação desdobra-se como a mais interessante sob os aspectos de retorno financeiro, atendimento às necessidades de vários estados brasileiros de redução do consumo de água potável, e melhor relação custo benefício quanto ao reuso de águas servidas”, afirma Tony Castillo, responsável pela área de Engenharia e Comercial da DAS Brasil.

O seminário

Felipe Fávero Fiaschi da área de Engenharia, Pós-venda, Serviços e Capacitação Técnica da Duratex S.A. – Divisão Deca
Felipe Fávero Fiaschi da área de Engenharia, Pós-venda, Serviços e Capacitação Técnica da Duratex S.A. – Divisão Deca

Para Felipe Fávero Fiaschi da área de Engenharia, Pós-venda, Serviços e Capacitação Técnica da Duratex S.A. – Divisão Deca, eventos como o do Seminário são importantes, pois se trata de um momento oportuno para reunir os principais players do setor e apresentar e debater soluções que buscam o uso eficiente da água. “A pluralidade de ideias e especialidades cria uma ocasião favorável para construção de parcerias e novas iniciativas que atravessam os portões do evento e se expandem para todo ecossistema. Para nós, no papel de fabricantes do setor da construção civil, é muito gratificante compartilhar ações, tecnologias e processos internos que têm o objetivo de reduzir o consumo e o desperdício de água”, afirma.

Para Solange Zeppini, gerente comercial da Hydro Z, a participação da empresa no seminário foi relevante, pois permitiu compartilhar a experiência sobre o tema reuso, com os diversos visitantes. “O evento também foi importante, pois abriu espaço para divulgarmos nossas iniciativas e apresentar como podemos contribuir com empresas interessadas em aplicar soluções para consumo racional de água em seus empreendimentos”.

David Piraino, responsável pela área de Inteligência Comercial da Fasterm
David Piraino, responsável pela área de Inteligência Comercial da Fasterm

Já David Piraino, responsável pela área de Inteligência Comercial da Fasterm, ressalta que “embora a tecnologia que envolve as nossas soluções sejam comercializadas pela empresa desde 2007, ela ainda é desconhecida de muitos. A evangelização de nossa tecnologia para o público presente foi de alta relevância”. A empresa desenvolve soluções sustentáveis para aquecimento de água de banho de hotéis, hospitais, motéis e condomínios.

Ter a oportunidade de participar da construção da norma e do evento em questão é interessante para a Acqualimp, não só pela relevância e importância do tema na atualidade, mas também pelas oportunidades que são geradas em um ambiente como este. De acordo com Daniel Kuchida, gerente de novos negócios e serviços da empresa, “ter usuários, projetistas, estudantes, especialistas e profissionais da área juntamente com empresas de diferentes setores discutindo temas relacionados à saúde, meio ambiente, uso racional dos recursos, modelos de gestão e tecnologias só colabora para tornar o ambiente mais rico em conhecimentos e experiências e propício para que surjam novos negócios e novas soluções”, afirma.

A oportunidade única de um networking de qualidade durante dois dias somado ao rico conteúdo apresentado pelos palestrantes são os pontos altos do evento. A opinião é da Gerente de Vendas Indiretas na Lubrizol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo