Atraso de repasse da faixa 1 do MCMV chega a 69 dias

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Atraso de repasse da faixa 1 do MCMV chega a 69 dias

O governo mantém sistematicamente atrasos no repasse de recursos às construtoras que atuam no Minha Casa, Minha Vida (MCMV). De acordo com o vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP, Ronaldo Cury, a faixa 1 já soma 69 dias de atrasos no pagamento e as faixas 1,5 e 2 encontram-se na quinta semana sem financiamento da portaria publicada na semana passada para tentar dar resolução à questão. A demora já soma mais de R$ 500 milhões em pagamentos apenas na faixa 1 do programa, que atende famílias com renda de até R$ 1,8 mil.

“Não sentimos nenhum movimento concreto do governo em relação ao início dos repasses. Com isso, as empresas estão sofrendo com os atrasos sistemáticos que demonstram a falta de prioridade do governo em resolver a questão de forma efetiva”, afirma Cury. O setor busca por um melhor alinhamento de ações envolvendo a Caixa Econômica Federal, Ministério do Desenvolvimento Regional e Ministério da Economia. “O governo demonstra claramente que não sabe por onde seguir”, afirma.

Exemplo desse desencontro está na portaria publicada no dia 14 de agosto pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que reduziu a R$ 450 milhões no ano o subsídio do governo às faixas do programa que usam recursos do fundo. Esse subsídio é aplicado às faixas 1,5 e 2 do MCMV, voltadas a famílias com renda de R$ 1,8 mil a R$ 4 mil.

Com informações da CBIC