2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP divulga seus vencedores em cinco categorias

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP divulga seus vencedores em cinco categorias

O 2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP, maior premiação em gestão da construção do Brasil, divulgou seus vencedores no encerramento do 8º Seminário Internacional BIM, realizado pelo SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Tecnologia e Qualidade, e Totvs, com patrocínio BIMobject, Autodesk e Totvs.
Promovido pelo SindusCon-SP, o prêmio é voltado para o mercado da indústria da construção civil com o intuito de promover e incentivar a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) em empreendimentos, empresas, entidades públicas e academia.
Na categoria Academia a vencedora foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), representada pela professora Regina Ruschel. Segundo o corpo de jurados, a escolha da universidade se deu “por suas ações pioneiras, pela maturidade na implantação de BIM no currículo e pela disseminação em diversas disciplinas”.
DSC_7263
Já na categoria Fornecedor quem levou foi a Duratex – Divisão Deca por disponibilizar biblioteca aberta, para várias plataformas, adotando processo de desenvolvimento participativo e melhorando o produto a cada nova versão.
DSC_7273
O júri escolheu a Addor & Associados Projetos e Consultoria como melhor empresa na categoria Projetista. Para o corpo de jurados a indicação se deu “pela inovação e aprofundamento da utilização de BIM no projeto de vedações, com desenvolvimento de customizações próprias”.
DSC_7289
Na mesma categoria, o júri decidiu, extraordinariamente, conceder menção honrosa à Athié I Wohnrath devido ao grande número de usos de BIM praticados pela empresa e pelos expressivos resultados alcançados.
DSC_7293
Na categoria Contratante a DOX Planejamento e Gestão foi escolhida a grande vencedora por envolver a coordenação de múltiplos projetistas externos e pela completude da documentação de padronização que produziu para o efetivo gerenciamento de empreendimentos em BIM.
DSC_7305
Por fim, na categoria Construtor o prêmio foi para a Sinco Engenharia. Sua indicação ocorreu pela maturidade de sua implementação de BIM e pelos sólidos resultados que vem auferindo através dessa metodologia.
DSC_7318
Na mesma categoria o júri decidiu, também excepcionalmente, conceder menção honrosa à Temon Técnica de Montagens e Construções como forma de destacar “a iniciativa pioneira de adoção de BIM por uma empresa instaladora de sistemas, não só em seus processos de projeto e execução, mas também na pré-fabricação de componentes”.
DSC_7325
Os trabalhos foram julgados seguindo critérios como relevância, inovação, contribuição para a evolução do mercado e lições aprendidas por um comitê especial formado por profissionais e professores experientes em BIM.
DSC_7331
Veja o álbum de fotos completo aqui.
Comitê de jurados
O corpo de jurados do 2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP foi composto visando representatividade das entidades do setor, expertise e idoneidade. Para tanto, duas importantes entidades ligadas à cada categoria do Prêmio foram convidadas a indicar um jurado cada uma, cientes do compromisso de evitar conflito de interesses.
O resultado foi a composição de um júri com amplo conhecimento das várias áreas do setor, de seus profissionais, e com domínio técnico do BIM e que saberá julgar com justiça e isenção as propostas candidatas ao prêmio.
Fomento às melhores práticas
DSC_6931O Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP busca disseminar as melhores práticas de uso, fomentar a implantação nos currículos universitários brasileiros e incentivar o desenvolvimento de bibliotecas BIM pelos fornecedores de materiais e componentes de construção.
O sindicato tem sido um grande incentivador da adoção do BIM, que integra as equipes desde a concepção dos projetos, agiliza a construção, evita retrabalhos, reduz custos e otimiza a manutenção futura dos sistemas prediais.
O símbolo da premiação é o Elefante, ícone carismático que simboliza a evolução implementada pelo BIM na construção e se diferencia por sua capacidade de armazenamento de informação, tal qual é a rede de dados criada pela modelagem.
Além disso, a figura do elefante remete à natureza de articulação colaborativa promovida pelo BIM na cadeia construtiva. O longo ciclo de gestação da espécie simboliza que planejamentos bem estruturados geram obras mais eficientes.
Finalistas por categoria
ACADEMIA
Universidade Federal de Viçosa (MG)
Universidade Estadual de Campinas (SP) – VENCEDOR
Universidade Federal do Paraná (PR)
CONSTRUTOR
Temon Técnica de Montagens e Construções – MENÇÃO HONROSA

Sinco Engenharia Ltda. – VENCEDOR
CONTRATANTE
EFM América Latina Consultorias e Gestões Ltda.
DOX Planejamento e Gestão – VENCEDOR
FORNECEDOR
PBG S.A. (Portobello)
Duratex S.A. – Divisão Deca – VENCEDOR
Tigre Materiais e Soluções para Construção Ltda.
PROJETISTA
DMDV Arquitetos
Addor & Associados Projetos e Consultoria – VENCEDOR
Athié | Wohnrath – MENÇÃO HONROSA
O 2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP foi uma realização do SindusCon-SP, por meio dos comitês de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e de Meio Ambiente (Comasp) e da Totvs. O evento contou com o patrocínio da Autodesk, BIMobject e Totvs.
(Andrea Ramos Bueno e Enzo Bertolini)
Saiba mais:
2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Construtor
2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Contratante
2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Projetista
2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Fornecedor
2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Academia
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Skip to content