20ª MegaSipat ainda acontecerá em Campinas e São José dos Campos

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

20ª MegaSipat ainda acontecerá em Campinas e São José dos Campos

logo_20_megasipat_2019__megasipaticoAs duas últimas edições de 2019 da 20ª MegaSipat – Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho serão em Campinas e São José dos Campos. As empresas associadas do SindusCon-SP de São José dos Campos podem inscrever seus trabalhadores para participarem gratuitamente do maior evento de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) da indústria da construção paulista.

O evento será realizado em Campinas no dia 8 de novembro e em São José dos Campos no dia 29 de novembro, sendo a última edição do ano. O tema central da MegaSipat é “Saúde e Segurança do Trabalho”, e o tema deste ano é “Seja esperto. Prevenção é o certo”. A expectativa é atingir cerca de 1.700 trabalhadores da construção, que serão multiplicadores das boas práticas de SST em suas respectivas empresas.

O evento é organizado pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção), por meio de suas vice-presidências de Responsabilidade Social e  Relações Capital-Trabalho, em parceria com Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Sesi-SP (Serviço Social da Indústria) e Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Os participantes passarão pelo Show da Sipat, uma dinâmica do Senai-SP com o objetivo de reforçar e ampliar os conhecimentos sobre segurança do trabalho nos canteiros de obras.

A equipe do Seconci-SP será responsável por exames clínicos preventivos – acuidade visual, glicemia e pressão arterial – e pelo Quiz Saúde, uma dinâmica que orientará sobre temas como higiene pessoal e geral; dengue; saúde do homem e da mulher; drogas lícitas e ilícitas; doenças sexualmente transmissíveis; saúde mental; inclusão da pessoa com deficiência e a importância da vacinação de crianças e adultos.

O Sesi-SP abordará o tema “Montando a Marmita Saudável”, dando orientações sobre as escolhas mais salutares na refeição principal do dia e ensinando a proporção adequada de cada grupo alimentar na marmita. A entidade também promoverá uma atividade lúdica de estímulo à inclusão social das pessoas com deficiência e montará uma oficina de artesanato para a confecção de porta-talheres. O evento se encerrará após o almoço, com sorteio de brindes.

Maristela Honda, vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP, destaca que “eventos como a MegaSipat são fundamentais para disseminar a cultura prevencionista, conscientizando os trabalhadores sobre a importância de elevar as condições de saúde e segurança nos canteiros de obras”.

Veja abaixo as datas e os locais da realização da Megasipat:

8/11, Campinas – Senai Roberto Mange (19) 4042-6418 (Seconci) • 99244-7749 (Anderson) ou [email protected]

29/11, São José dos Campos – Sesi CAT Ozires Silva Av. Cidade Jardim, 4389; (12) 3042-2161 (Seconci) • (11) 99177-6220 (Eduardo) ou [email protected]

Lançamento

O vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa, abriu em 6 de setembro a edição de 2019 do evento. Participaram 147 trabalhadores das empresas MRV, Cury, Hidrelplan, Lopes Kalil, Cyrela, Simétrica, Trisul, Trajeto, Tecnisa, Tegra, Lavvi e Souza Compec. “São empresas que, como nós, acreditam na importância de nos atualizarmos continuamente em Saúde e Segurança do Trabalho”, afirmou na abertura da MegaSipat Ishikawa, também presidente do Seconci-SP.

“Mais do que nunca, a SST tornou-se um diferencial da qualidade e da produtividade das nossas obras. Esperamos que a demanda por obras cresça nos próximos anos, dando emprego ao milhão de trabalhadores que perdemos nos últimos cinco anos. Será preciso proporcionar saúde e segurança a todo esse novo pessoal”, disse o vice-presidente.

Também esteve presente Abilio Weber, diretor da Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo onde se realizou o evento.