Curso: Sistemas Prediais de gases combustíveis

Curso online

Via Zoom

Instrutor: José Jorge Chaguri junior

Será emitido certificado de conclusão

04, 06 e 11 de junho de 2024

Instrutor: José Jorge Chaguri Junior

Certificado de conclusão ao término do curso

Custo

Associados SindusCon-SP

Professores e Estudantes

Não associados SindusCon-SP

Programa do curso:

Apresentar a estrutura da Norma ABNT NBR 15526 com os seguintes tópicos:

•  Introdução
  •  Fundamentos dos gases combustíveis (tipos de gases, propriedades e Normas aplicáveis)
  •  Projeto de Redes de gases (Planejamento, materiais e componentes);
  •  Principais materiais aplicáveis a rede de gás;
  •  Dimensionamento de redes de gás
  •  Comissionamento e testes

Objetivo do curso:

O curso visa proporcionar uma compreensão abrangente dos sistemas prediais de gases combustíveis, abordando desde os fundamentos teóricos até a aplicação prática, com base nas Normas Técnicas. Os participantes serão capacitados a projetar, instalar e manter esses sistemas, garantindo a segurança e eficiência em edificações.

José Jorge Chaguri Junior

Engenheiro Civil

José Jorge Chaguri Junior

[email protected]

Técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal de São Paulo em 1999. Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Mackenzie em 2005. Mestre em Energia pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia – IEE USP em 2008. Sócio Diretor da Chaguri Consultoria e Engenharia de Projetos, desde 2006, atuando no desenvolvimento de projetos de sistemas termohidráulicos (água quente, aquecimento solar, cogeração e gás), eficiência energética em edifícios, comissionamento de sistemas de aquecimento e gestão de energia. Presidente do Conselho Deliberativo da Abrinstal – Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações. Diretor de Instalações Especiais do Sindinstalação – Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo. Diretor do Departamento da Indústria da Construção e Mineração - DECONCIC da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Conselheiro do Conselho Superior de Estudos Nacionais e Política da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Membro da Abrasip – Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais, e Membro do comitê de ética. Professor de Instalações Prediais no Liceu de Artes e Ofício de São Paulo. Pesquisador de projetos de pesquisa e desenvolvimento, junto à ABRINSTAL e ao Instituto de Energia e Ambiente - IEE-USP, para desenvolvimento de mercado e tecnologias vinculadas ao uso da energia. Participante dos fóruns de normalização nacional (CB02, CB09, CB44, CB55). Coordenador do Grupo de Trabalho das Normas de Gestão de Energia em Edificações no CB116. Palestrante em Seminários, Simpósios e Congressos enfocando a divulgação dos processos de desenvolvimento tecnológico e inovação, sistemas prediais hidráulicos e gás.

SindusCon-SP
Abrinstal