SindusCon-SP vai potencializar interlocução com o Legislativo

Rafael Marko

Por Rafael Marko

SindusCon-SP vai potencializar interlocução com o Legislativo

Este foi um dos temas abordados na reunião da Diretoria da entidade

O SindusCon-SP passou a integrar o Instituto Unidos Brasil (IUB), presidido por Nabil Sayon, que congrega várias entidades empresariais para realizar a interlocução com o Legislativo sobre temas de interesse da sociedade. Um desses temas é o prosseguimento da reforma tributária.

Senra e Genioli em encontro da Diretoria

A informação foi dada por Renato Genioli, vice-presidente Financeiro do SindusCon-SP, ao conduzir a reunião da Diretoria da entidade, em 11 de abril.

Odair Senra, vice-presidente de Imobiliário, discorreu sobre o andamento da reforma tributária e a atuação do SindusCon-SP com outras entidades da construção, em relação aos projetos de lei de regulamentação que trarão as alíquotas adequadas ao setor. O governo prometeu encaminhar esses projetos ao Congresso na semana que vem.

Filemon Lima, gerente de Relações Institucionais, apresentou as atividades da Presidência do sindicato nos últimos 30 dias, com destaque para reuniões com Mario William Esper, presidente da ABNT; Flávio Silva, presidente da Atlas Schindler, e o jornalista Heródoto Barbeiro. Também informou sobre as atividades das diversas áreas do sindicato.

Rosilene Carvalho, gerente do Jurídico, relatou sobre o mandado de segurança impetrado pelo SindusCon-SP contra dispositivos da regulamentação da Lei de Equidade Salarial que não estavam contemplados naquela lei. A liminar foi rejeitada e a entidade entrará com agravo de instrumento, pedindo a reconsideração. A gerente ainda informou sobre o início das negociações com o Sintracon-SP e a Feticom-SP, com vistas às convenções coletivas de trabalho, com data base em 1º de maio.

Daniela Ferrari, vice-presidente de Habitação, falou dos seminários realizados pelo SindusCon-SP em São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, para divulgação do Minha Casa, Minha Vida Cidades e das possibilidades de os parlamentares direcionarem verbas de emendas para a habitação, e de os municípios também oferecerem subsídios. Os próximos seminários acontecerão em Piracicaba e Sorocaba. Victor Bassan, diretor adjunto de Habitação, afirmou que deverá ser expressivo o volume de emendas direcionadas à habitação.

Carros elétricos

Luis Bueno, coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, informou sobre a movimentação do Grupo de Trabalho Carros Elétricos da entidade, em relação à consulta pública feita pelo Corpo de Bombeiros, sobre as diretrizes propostas por esta corporação para a prevenção de incêndios provocados pelo carregamento desses veículos. O GT reúne o SindusCon-SP e outras entidades da construção. Bueno ainda informou que o CTQ conta com 19 grupos de trabalho, com ingresso de novas empresas no comitê.

Roberta Simeoni, diretoria adjunta de Imobiliário, informou sobre a nomeação de Elisabete França para a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) de São Paulo. Marcos Gavião, diretor adjunto de Imobiliário, comentou sobre entraves à tramitação de projetos de licenciamento na SMUL e sobre o reduzido impacto dos vetos à Lei de Zoneamento, derrubados na véspera pela Câmara Municipal.