O navegador Internet Explorer não compatível com esse site!

SindusCon-SP reuniu-se com a ABNT em 8 de abril

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

SindusCon-SP reuniu-se com a ABNT em 8 de abril
Foto: Lima, Von, Fragoso, Estefan, Esper e Genioli, no SindusCon-SP

Presidente Yorki Estefan recepcionou representantes da associação

O presidente do SindusCon-SP, Yorki Estefan recebeu em 8 de abril o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mario William Esper e seu diretor geral, Ricardo Fragoso.

Esper comentou que a ABNT será anfitriã da reunião anual da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (COPANT), que acontecerá no período de 28 de abril a 1 de maio, em Maceió, com apoio do Governo do Estado de Alagoas.

Esper informou que em breve será lançada a norma de pesquisa eleitoral, com diretrizes para a aferição da opinião pública em períodos eleitorais. A norma, que foi sugerida pelo Presidente Yorki em uma das reuniões do Conselho Deliberativo da entidade, está sendo desenvolvida a partir de regras internacionais sobre enquetes eleitorais e terá a padronização dos critérios e procedimentos usados na coleta de informações e dados, apuração e medição da opinião pública. Com ela, será possível que resultados apresentados por institutos distintos possam ser comparáveis.

O vice-presidente do SindusCon-SP Rodrigo Von detalhou a utilização da CECarbon para quantificar emissões das obras. A CECarbon é uma ferramenta que permite calcular as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e o consumo energético relacionados a construção de uma edificação, para elaboração de inventários na fase de projeto e obra. Auditada pela KPMG, a calculadora online e gratuita faz parte do escopo de ações essenciais para promover a conscientização nos setores público e privado acerca de alternativas construtivas mais sustentáveis. Sobre o tema, Mario William informou que a ABNT estuda uma norma sobre inventário de carbono, que poderia ser avaliado uma sinergia entre os temas pelas entidades.

Os participantes debateram a realização do seminário de Normas de Garantias, lançada pelo SindusCon-SP, juntamente com ABNT, ABNT/CB-002, Abrainc, CBIC, COBRACON e Secovi-SP. A Norma está disponível no ABNT Catalógo.

O vice-presidente do SindusCon-SP, Renato Genioli, detalhou as discussões em torno do tema carros elétricos. O Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP criou recentemente o grupo de Trabalho de Carros Elétricos em Edificações, coordenado por Lauro Ladeia, que abordará as questões relativas à segurança das instalações prediais para evitar incêndios no carregamento desses veículos e providências correlatas. Além disso, Ladeia representou o SindusCon-SP em recente evento sobre o tema realizado no Instituto de Engenharia.

Outros temas igualmente importantes foram também debatidos, que poderão ser objeto de um trabalho conjunto entre as entidades, tais como, retrofit e norma de cerâmica. Participaram do encontro também pelo SindusCon-SP, a coordenadora do departamento Jurídico, Rosilene Carvalho e o gerente de Relações Institucionais, Filemon Lima. 

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo