SindusCon-SP recepcionou representantes da Câmara de Comércio de Bucaramanga (Colômbia)

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

BIM, ESG, Meio Ambiente, Sustentabilidade e CECarbon foram temas tratados no encontro

O SindusCon-SP recepcionou em 5 de dezembro uma comitiva internacional da Câmara de Comércio de Bucaramanga, na Colômbia.

A entidade promove o melhoramento da produtividade e competitividade da região, sendo o setor da Construção e de TI, os setores que geram 40% do emprego e competitividade no estado, por isso, apoiam os processos de transferência de conhecimento e desenvolvimento de alianças destes dois setores, de tal forma que constantemente melhorem sua produtividade e competitividade.

O principal objetivo do encontro foi o intercâmbio de conhecimento sobre os temas Building Information Model (BIM), Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil (CECarbon) e Recursos Humanos, a partir da experiência do SindusCon-SP. Na ocasião o SindusCon-SP recebeu gerentes e diretores da área de negócios de 4 empresas do setor da construção e 3 empresas do setor de tecnologia da informação e comunicação.

David Fratel, coordenador do GTRH do CTQ do SindusCon-SP

David Fratel, coordenador do Grupo de Trabalho de Recursos Humanos (GT RH) do Comitê de Tecnologia (CTQ) do SindusCon-SP apresentou as atividades do grupo, que recentemente fez uma ação de benchmarking com grandes empresas como Magalu, Vivo e Itau; e, como resultado irá lançar um Guia de Boas Práticas do setor. Fratel também apresentou alguns dados sobre mão de obra na construção civil, além disso, informou que será lançada no dia 12 de dezembro a pesquisa sobre Gestão de Recursos Humanos do setor de RH, que trará um raio X sobre as operações atuais e o que pode ser implementado.

Já Lauro Ladeia, da associada Tegra e membro do CTQ, apresentou as iniciativas da empresa sobre ESG e BIM, juntamente com Estefania Carré e Vitória Damasceno.

Supervisora do Meio Ambiente do SindusCon-SP, Vanessa Dias

Para falar sobre a CECarbon, ferramenta desenvolvida pelo SindusCon-SP para calcular as emissões de gases de efeito estufa (GEI) e o consumo energético relacionados com a construção civil foi convidada a supervisora do Meio Ambiente do SindusCon-SP, Vanessa Dias. Também foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP sobre os temas áreas contaminadas, gestão de resíduos, eficiência energética, conservação de água e madeira legal.

Os profissionais foram recepcionados pela responsável pelo departamento jurídico do SindusCon-SP, Rosilene Carvalho.