SindusCon-SP participou de Seminário dos cursos de Especialização em Gerenciamento de Obras e Gestão de Instalações Prediais

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Alunos elaboraram Manifestos com proposições de soluções para dilemas

No dia 1º de abril no Instituto Mauá de Tecnologia foi realizado o Seminário dos cursos de Especialização em Gerenciamento de Obras na Construção Civil e Gestão de Instalações Prediais: Projeto e Execução, com foco nas apresentações dos grupos de alunos sobre os temas: (1) Mão de Obra na Construção Civil – envelhecimento e escassez; (2) Riscos de incêndio associados ao carregamento de Veículos Elétricos; e, (3) Nova exigência ENEL para ligações de canteiros e novas edificações, a partir de 75 KVA. O SindusCon-SP é o parceiro institucional dos cursos de especializações.

Com a coordenação de David Fratel, foram convidados para analisar as apresentações dos participantes, contribuir com seus posicionamentos e debater os assuntos: Fabiana Albano, diretora do Ibrape e do CREA-SP, perita em Engenharia; Roberto Pastor Júnior, diretor da Trisul e Diretor Educacional do SindusCon-SP; Bruno Paraíso, diretor da Canopus e Coordenador do SindusCon-SP; Victor Hugo Ribeiro – diretor da Construtora Patriani e Membro do CTQ / SindusCon-SP; e, Paulo Rewald – membro do Grupo de Trabalho Enel do CTQ.

Os debates apresentaram pontos de vistas maduros sobre os três temas que serão encaminhados em forma de Manifestos para o SindusCon-SP,

Manifestos

Práticas Seguras e Economicamente Viáveis no Carregamento de Veículos Elétricos

Com o avanço da sociedade rumo a um futuro sustentável e às diretrizes ESG, a adoção de veículos elétricos (VEs) tem se acelerado. Essa tendência é impulsionada tanto por avanços tecnológicos quanto pela necessidade ambiental de reduzir emissões de carbono.

Baterias de íon de lítio, apesar de fundamentais para os VEs, comportam riscos de incêndio quando manuseadas ou carregadas inadequadamente. A seriedade destes riscos foi destacada por incidentes significativos, urgindo ações preventivas. Os alunos apresentaram ao SindusCon-SP a solicitação de participação ativa no desenvolvimento de normas e diretrizes regulatórias junto ao Corpo de Bombeiros, ABNT e Prefeituras Municipais, promovendo a adoção de medidas de segurança que sejam racionais e economicamente sustentáveis.

Mão de Obra na Construção Civil

Entre os pontos apresentados no Manifesto como sugestões de soluções para o desafio sobre o tema estão: Capacitação na construção civil, a importância de qualificar profissionais; profissionalização da mão de obra na construção civil; Mulheres na construção civil; Industrialização da construção civil e imigração na construção civil.

Fornecimento de energia elétrica para unidades consumidoras individuais

Propostas de melhorias: Na solicitação de desligamento da entrada de média tensão considerar um prazo menor de encerramento de contrato, quando notificado em tempo hábil a concessionária, evitando assim o pagamento de multa do encerramento; Para provisória de obra em média tensão alterar as regras de demanda contratada, permitindo uma margem de variação ao longo do tempo (75 KVA até 300 KVA), minimizando a taxa de tarifa excedente e realizando a cobrança apenas do consumo do mês; Informar com antecedência a todos os interessados, através de comunicado, um prazo para implantação da alteração da especificação técnica uma vez que ela venha a ser publicada novamente; e, Ter uma via de comunicação mais direcionada e especializada para Grandes Consumidores em situação de ligações provisórias (de curto prazo), facilitando o acesso ao técnico responsável.