SindusCon-SP participou de Seminário das Câmaras Ambientais da Cetesb

SindusCon-SP participou de Seminário das Câmaras Ambientais da Cetesb
Foto: Villas Bôas, Maria Heloisa e Patrícia *

Evento celebrou o Dia mundial do Meio Ambiente

Fabio Villas Bôas, presidente da Câmara Ambiental da Indústria da Construção do Estado de São Paulo desde 2017, e membro do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP, participou do Seminário das Câmaras Ambientais realizado no dia 6 de junho pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). “Esse é um instrumento fantástico de integração entre a maior agência da América Latina e o setor privado”, destacou Villas Bôas. Na ocasião, os presidentes e secretários das Câmaras Ambientais receberam uma homenagem pela dedicação e trabalhos prestados.

Patricia Iglecias e presidentes e secretários executivos

O evento, que contou com a abertura da presidente da Cetesb, Patrícia Iglesias, celebrou o mês do Meio Ambiente, referente a data comemorada no dia 5 de junho. “O PIB do Estado de São Paulo cresceu cinco vezes mais que o brasileiro de 2019 a 2021. Então não é à toa que hoje não podemos falar que o licenciamento é um entrave para a atividade econômica. As atividades que acontecem em nosso estado são feitas com segurança jurídica e é isso que nós propomos aos setores. Defendemos as licenças em qualquer instância, justamente porque isso é feito com muita responsabilidade no Estado de São Paulo. Isso acontece também porque estamos próximos aos setores produtivos por meio de nossas câmaras ambientais”, ressaltou Patricia.

Histórico

A primeira reunião da câmara ocorreu em 1998 e contou com a presença de representantes das entidades do Setor da Construção, CETESB e SMA – atual SIMA. A secretária executiva da Câmara Ambiental da Indústria da Construção, Maria Heloisa Assumpção, apresentou o histórico e trabalhos desta Câmara.

Desde a sua instalação foram criados vários Grupos de Trabalho – GTs, com a participação de entidades representativas dos diferentes setores da construção civil: GT Construção Sustentável; GT Solo; GT Regularização de Rodovias; GT Fauna em Rodovias; GT Saneamento e Parcelamento do Solo; GT Rodovias; GT Áreas Contaminadas, GT de Resíduos.

Participam como representantes do setor: ABCR – Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias; Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias; Abramat – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção; AELO – Associação de Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano do Estado de SP; APEOP – Associação Paulista de Empreiteiros de Obras Públicas; Aesas – Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental; ASBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura; IE – Instituto de Engenharia; Sinicesp – Sindicato da Indústria da Construção Pesada do ESP; Secovi-SP – Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis; Sinaenco – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva.

Câmaras Ambientais

Existentes desde 1995, as câmaras são fóruns colegiados compostas por representantes da Cetesb e por entidades vinculadas aos setores produtivos e de infraestrutura do Estado de São Paulo, como o SindusCon-SP. Atualmente encontram-se ativas as seguintes Câmaras Ambientais: Indústria da Construção, Indústria Têxtil, Setor da Madeira, do Mobiliário e de Papel, Papelão e Celulose, Indústrias Químicas e Petroquímicas, Comércio de Derivados de Petróleo, Gerenciamento de Áreas Contaminadas, Setor de Mineração, Setor de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Setor de Resíduos, Setor Sucroenergético, Mudanças Climáticas, Conciliação e Suinocultura.

Para saber mais sobre as Câmaras Ambientais e conhecer os trabalhos da Câmara Ambiental da Indústria da Construção acesse aqui

* Créditos das imagens: Pedro Calado