SindusCon-SP esteve presente na posse da nova presidente da Caixa

SindusCon-SP esteve presente na posse da nova presidente da Caixa
Foto: Nova presidente da Caixa, Maria Rita Serrano - (Crédito: Agência Brasil)

Maria Rita compromete-se a gerenciar com excelência o programa Minha Casa

Ao tomar posse em 13 de janeiro, em Brasília, a nova presidente da Caixa, Maria Rita Serrano, afirmou que vai reorganizar o banco para cumprir com excelência o gerenciamento do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Ronaldo Cury, vice-presidente de Relações Institucionais do SindusCon-SP, e Victor Bassan de Almeida, membro do Conselho Consultivo, representaram a entidade no evento.

Presente à posse, o presidente Lula disse que a Caixa tem um papel extraordinário na economia e que pôde sentir isso mais de perto quando o MCMV foi criado em seu segundo governo, em 2009. “Nós vimos a força da Caixa em ajudar a financiar casa a pessoas que não podiam ter coisas neste país”, declarou.

“Vamos contar com a Caixa outra vez para que o banco volte a ser muito forte, que empreste dinheiro muito mais barato, com juros mais baratos, sem perder dinheiro, pois precisa dar lucro para sobreviver. Você, Rita, vai conduzir essa casa com capacidade. O Brasil precisa de bancos públicos”, acrescentou Lula.

Também presente, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, lembrou que, “como prefeito de São Paulo, fiz diversos convênios com a Caixa, principalmente em relação à casa própria. Você, Rita, vai ter um grande parceiro no Ministério da Fazenda, uma pessoa que respeita a instituição. Encontre na Fazenda uma equipe dedicada a realizar os propósitos da Caixa”.

Maria Rita afirmou que “a Caixa resistiu à avassaladora política de assédio e medo patrocinada pelo último governo. A gestão pelo medo na Caixa acabou”, referindo-se indiretamente ao ex-presidente Pedro Guimarães, que renunciou em junho do ano passado em meio a denúncias de assédio moral e sexual.

Para a presidente da Caixa, “intermediação financeira deve servir à economia para alavancagem da produção, serviços e empregos. Os investimentos públicos e os bancos estatais, por não obedecerem apenas à lógica de mercado, asseguram o mínimo de expansão da demanda agregada, atuando como instrumento de políticas anticíclicas”.

Funcionária da Caixa desde 1989, Maria Rita integra o Conselho de Administração da instituição desde 2014, representando os funcionários. Presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC de 2006 a 2012. E coordena o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas desde 2015.