SindusCon-SP e Secovi-SP reuniram-se com a Enel em 4 de outubro

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

SindusCon-SP e Secovi-SP reuniram-se com a Enel em 4 de outubro

Encontro visa agilizar e organizar os procedimentos da concessionária de energia com as construtoras

O SindusCon-SP e o Secovi-SP realizaram mais um encontro com a Enel em 4 de outubro com o objetivo de agilizar e organizar os procedimentos de aprovações de pedidos de ligações provisórias  e definitivas de obras para as contrutoras.

Dois principais itens foram o centro da discussão na reunião: atendimento e procedimentos para a ligações definitivas dos empreendimentos.

Em relação ao atendimento, o SindusCon-SP havia sugerido que a Enel designasse técnicos específicos para atender grupos de construtoras e acompanhasse os processos desde inicio das aprovações até as ligações definitivas, em todas etapas construtivas (Semelhante ao modelo adotado pela Comgás). A Enel, por sua vez, respondeu à solicitação adotando o modelo próprio, ou seja, um técnico sênior para cada região (Norte, Sul, Leste e Oeste), o qual será responsável por dar o suporte ao atendimento nas questões técnicas-operacionais das ligações. Assim sendo, a Enel se compromete a ter um responsável especializado para dirimir dúvidas e buscar soluções em face dos pedidos de ligações de energia.

Porém, a solicitação de atendimento permanecerá centralizada com a EMUC, pelo e-mail [email protected], devendo a empresa informar o número da Nota Técnica.

Reforçamos que estão mantidos os agendamentos pessoais as sextas-feiras, que deverão ser solicitados por meio do link , com os técnicos da Enel. Solicitamos que as empresas não façam reservas seguidas e ¨segurem¨ datas na agenda desnecessariamente, abrindo espaço para atendimento ao maior número de empresas, para com isso possam tirar suas dúvidas.

As construtoras deverão nomear um responsável e centralizador de informasções para os atendimentos e acompanhamentos das evoluções das notas técnicas.

O SindusCon-SP solicitou a  Enel que estes agendamentos sejam expandidos para outros dias, e a Enel está verificando esta possibilidade, uma vez que os atendimento somente na sexta-feira não está atendendo a demanda.

Na hipótese de ocorrência de uma emergência, as empresas poderão agendar um horário com o técnico fora das sextas-feiras, enviando um e-mail para [email protected]  e justificando a necessidade da reunião extraordinária.

A Enel também explicou que as empresas poderão solicitar um detalhamento do orçamento de ligação de obras, para tanto, deverão, no momento de recebimento do orçamento, solicitar tal detalhamento e a Enel responderá em até dois dias úteis. Lembrando que o orçamento é válido por 30 dias, neste contexto, a solicitação do orçamento detalhado deverá ser feito de imediato ao recebimento do sintético.

Outra providência que a Enel está tomando para alterar o seu sistema, a pedido do SindusCon-SP, é tornar automático o envio de orçamento detalhado.

As empresas também podem solicitar a Enel, por meio da EMUC, um orçamento estimado do custo da obra, antes da aprovação do projeto, para que tenha alguma previsibilidade nos orçamentos das obras.

Por fim, e de grande relevância, é o trabalho que vem evoluindo com a Enel, para que após a aprovação do projeto e pagamento do custo da obra, a empresa solicitante da ligação, entregue a Enel um cronograma por meio eletrônico da obra com a data da ligação definitiva de enérgica. Com isso, a Enel terá condições de tomar todas as providências e cumprir as etapas necessárias para que a ligação definitiva aconteça na data prevista.

Estes são os pontos discutidos na reunião do dia 4 de outubro, sendo que o grupo tem outros itens em debates que serão informados posteriormente conquanto sejam abordados.

Os associados com obras em São Paulo poderão enviar um retorno sobre os atendimentos anunciados nesta matéria pelo e-mail [email protected].

O encontro contou a participação do diretor Adjunto do SindusCon-SP, Roberto Pastor, o coordenador do Grupo, William Gilheta, o coordenador do Grupo de Trabalho de Produtividade do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP, Paulo Aridan Mingione e a representante do departamento Jurídico do SindusCon-SP, Rosilene Carvalho.

Representaram a ENEL, Cassia Cusin, Amanda Cruz, e Jorge Nascimento.