SindusCon-SP e Otis debateram fornecimento e entrega de elevadores para a construção civil

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Presidentes analisaram cenários de médio e longo prazo e melhorias

O presidente do SindusCon-SP, Yorki Estefan recebeu no dia 27 de fevereiro o diretor geral da Otis Brasil, Álvaro Almeida Netto, acompanhado pelo vice-presidente e Diretor Geral da América Latina da empresa, Matthew Cushing, e seu diretor de Marketing e Vendas, Fernando Peiter.

Na abertura do encontro, Estefan reforçou a importância de dar continuidade à pauta entre o SindusCon-SP e a empresa com os principais pontos que precisam de atenção de ambas as partes, como os prazos para entregas dos elevadores às construtoras e as formas de ajustar o fornecimento e a montagem de elevadores aos cronogramas de execução das obras.

“Os atrasos são ruins para todas as partes e causam um prejuízo para a cadeia da indústria da construção civil. Por isso, temos que trabalhar de maneira preventiva em um relacionamento articulado”, afirmou Estefan.

Segundo o Diretor Geral da Otis Brasil, desde o último encontro realizado em maio de 2023, foram realizadas as reprogramações de cronogramas por parte da obras, o que culminou no acúmulo de elevadores a serem instalado ao mesmo tempo, e a Elevadores Otis continua trabalhando junto com as construtoras para encontrar prazos que atendam as duas partes. Afirmou que continuam atuando fortemente na ampliação de mão de obra, com seu projeto de multiplicadores, para cada dia mais atender a demanda atual e futura das construtoras. Além disso, Netto ressaltou que as construtoras possuem por contrato um replanejamento dos prazos de embarque e entrega dos elevadores sem custos, desde que respeitados os prazos de comunicação descritos em contrato.

Os participantes do encontro propuseram uma cartilha com boas práticas para todo o setor com orientações para a melhor relação entre as empresas de elevadores e as entidades setoriais. Além disso, debateram as iniciativas para a capacitação da mão de obra e retenção de talentos.

Participaram pelo SindusCon-SP: Rodrigo Von, David Fratel (coordenador do GTRH do CTQ), Fernando Teixeira (coordenador do GT Elevadores do CTQ), Paulo Sanchez, Josué Oliveira, Rosilene Carvalho e Filemon Lima.