SindusCon-SP e Crea-SP assinam convênio de cooperação

Por Daniela Barbará

SindusCon-SP e Crea-SP assinam convênio de cooperação
Foto: Lima, Lígia e Estefan

Acordo envolve temas como atração de mão de obra, troca de informações e práticas e cumprimentos das legislações entre outros

O presidente do SindusCon-SP, Yorki Estefan e a presidente Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), Lígia Marta Mackey, assinaram termo de cooperação, no dia 28 de março.

Um dos pontos da parceria está relacionado ao desafio de buscar atratividade, multiplicar a formação e qualificação de pessoal para as obras, o que já é uma necessidade premente, diante da crescente escassez de profissionais qualificados.

Para isso, serão realizados conjuntamente eventos, cursos e atividades de capacitação, para orientação e aperfeiçoamento profissional.

O evento, que contou com 250 conselheiros do Crea-SP, aconteceu dentro da cerimônia de encerramento da primeira edição do ano do ‘Por dentro do Crea-SP’, programa de Estágio Visita do Conselho, que envolveu 90 estudantes de graduação, pós-graduação e recém-formados. Na ocasião, Estefan também propôs que, em uma oportunidade futura, esses jovens possam trabalhar nas associadas do SindusCon-SP, que sempre estão em busca de profissionais qualificados nas mais diversas áreas.

“Iremos atender a diversos objetivos, entre os quais zelar pelo adequado cumprimento da legislação vigente que autoriza apenas aos profissionais habilitados a execução de obras e serviços de Engenharia. Isto possibilitará inibir a concorrência desleal de empresas que utilizam profissionais não habilitados nestes serviços; evitando assim prejuízos futuros às construtoras e aos seus clientes por conta de erros que poderiam ser evitados”, afirmou Estefan.

A parceria visa trocar informações e promover uma fiscalização orientativa, abrangendo atividades de Pesquisa, Capacitação, Desenvolvimento e Inovação, Formação e Treinamento de Recursos Humanos, Absorção e Transferência de Tecnologias, Aprimoramento e Otimização de Processos Produtivos, entre outras.

A engenheira Civil Lígia Marta Mackey é a primeira presidente mulher do Crea-SP em 90 anos de existência. Para Estefan, é premente a necessidade de atrair mais mulheres para o mercado de trabalho da construção civil em todo o país. Lígia destacou que ambas as entidades têm como objetivos comuns o zelo pelo cumprimento da legislação vigente e pelas boas práticas para uma gestão transparente, eficiente e eficaz, em defesa da sociedade.

Fabiana Albano Russo de Melo, diretora de Relações Institucionais CREA SP e o gerente de relações institucionais do SindusCon-SP, Filemon Lima assinaram o acordo como testemunhas.