SindusCon-SP e AsBEA-SP definem atuação conjunta

SindusCon-SP e AsBEA-SP definem atuação conjunta

Em pauta, temas como legalização de empreendimentos, industrialização da construção e capacitação

A exemplo do que já fizeram em anos anteriores, o SindusCon-SP e a AsBEA-SP (Associação Regional de Escritórios de Engenharia e Arquitetura de São Paulo) devem atuar juntos sobre questões de interesse da cadeia produtiva, como a industrialização da construção, a formação dos novos profissionais e a aprovação de projetos de empreendimentos na capital paulista.

Este foi o consenso surgido em visita feita ao SindusCon-SP por Gustavo Ramalho Mendes Garrido, recém-eleito presidente da AsBEA-SP, e Milene Abla, ex-presidente daquela entidade.

Receberam os visitantes o presidente do SindusCon-SP, Yorki Estefan; os vice-presidentes Renato Genioli (Administrativo), Jorge Batlouni (Tecnologia e Qualidade) e Odair Senra (Imobiliário); os diretores Marcos Gavião e Mauro Teixeira Pinto (Imobiliário) e Roberto Pastor (Educacional); e o gerentes Filemon Lima (Administrativo e Relações Institucionais) e Rosilene Carvalho (Jurídico).

As entidades deverão montar uma agenda de ações conjuntas. A industrialização da construção, que já foi tema de um manifesto e de um seminário do SindusCon-SP e da AsBEA-SP, fará parte desta agenda, com os temas correlatos da modularidade e da construção modular.

Outra questão objeto de atuação conjunta será a formação e capacitação de engenheiros e arquitetos por meio cursos rápidos como os da Universidade Corporativa SindusCon-SP – uma necessidade das empresas associadas às duas entidades.

Também foi proposta a volta do seminário que o SindusCon-SP realizava anualmente, de legalização de empreendimentos imobiliários, em parceria com a Secretaria Municipal de Licenciamentos de São Paulo. Ainda sobre esta questão, foi sugerido um intercâmbio de informações sobre o que já é autoaplicável e não depende de regulamentação, da revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) da capital paulista.

As duas entidades já integram o grupo de trabalho do setor imobiliário que apresentou propostas de aperfeiçoamento à revisão do PDE e agora formula contribuições para a melhoria do projeto de revisão da Lei de Zoneamento (Lei de Uso e Ocupação do Solo), enviado recentemente pela Prefeitura à Câmara Municipal.

A AsBEA ainda informou que já está no ar o primeiro curta metragem da série de filmes que aquela entidade está produzindo, em homenagem aos seus 50 anos de existência, comemorados no último dia 18 de junho. Cada um dos curtas aborda o trabalho de um escritório de arquitetura, e este primeiro homenageia o arquiteto fundador da AsBEA, Alberto Botti, e mostra suas realizações.

Assista ao filme clicando aqui.