SindusCon-SP e Anfacer acertam colaboração conjunta

SindusCon-SP e Anfacer acertam colaboração conjunta
Foto: Lima, Bianchi, Genioli, Borges, Estefan, Vieira e Von

Aproximação visa oferecer soluções inovadoras em assentamento de placas cerâmicas

O SindusCon-SP e a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) deverão trabalhar conjuntamente em um esforço para fortalecer a parceria entre os setores e oferecer soluções inovadoras em questões como especificação e assentamentos de placas cerâmicas. Também se objetiva disseminar o conhecimento entre os profissionais das construtoras e dos estudantes de engenharia sobre essas questões.

Estes foram os resultados da visita feita ao SindusCon-SP pelo presidente executivo da Anfacer, Maurício Borges, acompanhado do gestor do Programa de Qualidade e Sustentabilidade da entidade, Anderson Vieira, em 18 de setembro. Eles foram recebidos por Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, e pelos vice-presidentes Renato Genioli (Administrativo), Mauricio Bianchi e Rodrigo von Uhlendorff (Tecnologia e Qualidade), acompanhados dos gerentes Filemon Lima (Relações Institucionais) e Rosilene Carvalho (Jurídico).

Foram definidas duas frentes de atuação conjunta. De um lado, um grupo de trabalho a ser formado pelo CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) se articulará com representantes da Anfacer e de suas empresas associadas, para levantar as questões passíveis de aperfeiçoamento em especificação e assentamento de placas cerâmicas. Como resultado deste trabalho deverá ocorrer um seminário sobre os desafios mais comuns e as soluções encontradas para solucioná-los.

Também se buscará um acompanhamento maior, por parte dos fabricantes, no que tange ao assentamento das placas, e serão contempladas questões como modularização, redução de desperdícios e compatibilização com argamassas.

Em paralelo, a Área Educacional do SindusCon-SP e a Anfacer deverão montar treinamentos para os profissionais das construtoras por meio da Universidade Corporativa SindusCon-SP.

Na pauta das futuras ações também entrou a confecção de vídeos sobre as melhores práticas de assentamento, para estudantes de Engenharia, por meio do programa SindusCon-SP na Prática.

Devido à alta relevância do assunto, a sustentabilidade também entrou na pauta, tendo sido discutidas melhoras no aproveitamento dos revestimentos, de forma a minimizar desperdícios nos canteiros de obra.

Ficou acertada ainda a assinatura de um termo de colaboração conjunta entre as duas entidades.